Mensagem de Natal da Superiora Geral

24/12/2018

Queridas Irmãs, Formandas e Leigos Franciscanos da Misericórdia

 “No vigor da Origem – o clamor dos pobres”.

“Não ardia o nosso coração enquanto ele nos falava pelo caminho”

O Espírito de Deus que fecundou a Virgem Maria, suscitou este tema e lema para nosso capítulo que celebraremos, à luz do Natal, nos primeiros dias do Novo Ano.

 Ao nascer em Belém Jesus entrou na noite da humanidade para iluminá-la. Aos que andavam nas trevas brilhou uma luz. Mas os homens amaram mais as trevas que a luz.

 Por não verem mais, dois discípulos caminhavam tristes. Faltava luz mas, a medida que percorrem as Escrituras com Jesus, o coração começa arder e, à noite, na casa, à mesa, na partilha do pão, abrem-se os olhos. Dois pobres peregrinos adquirem um olhar iluminado e correm para dar a alegre notícia à sua comunidade.

 Contemplamos o Menino deitado na manjedoura, lugar de comida. Desde o seu nascimento se oferece como alimento para nossa fome e, na escuridão da noite, brilha uma luz mais clara que o sol. Essa luz ilumina a noite dos simples e pobres pastores, que saem às pressas para anunciar a chegada da salvação e de Magos que vem do Oriente para adorar o Senhor da vida.

Natal é festa, é alegria, é encontro, é tempo de sair de si e presentear os outros, porque a humanidade volta à sua Origem e pode renascer como foi concebida pelo Pai.

Capítulo é tempo de festa, de alegria, de encontro, de feliz convivência, pois a Congregação se inclina reverente frente à sua Origem e pode renascer como foi concebida pelo Espírito de Deus, quando algumas mulheres viram que podiam doar seus bens e a si mesmas, para ir ao encontro dos mais pobres.

 Ah! Como ardia o coração de Maria e José enquanto caminhavam para Belém!

Como ardia o coração daqueles pastorem que saíram depressa para ver o menino e sua mãe!

Como ardia o coração dos Magos enquanto caminhavam para Jerusalém!

Como arde o coração de toda Irmã, Formanda e LFM ao contemplar o nascimento de Jesus e ao caminhar para Angelina onde brilha a estrela do 28ºCGO.

 

Para nós todas/os, feliz Natal, um Ano novo abençoado e um feliz Capítulo.

 

Ir. Rosa Ada Morelli

Superiora Geral

Natal, 2018