Sessão especial com os Leigos Franciscanos da Misericórdia

14/01/2019

Na segunda parte da programação da manhã do XVIII CGO, na Sala Capitular, ocorreu uma sessão especial voltada para os Leigos Franciscanos da Misericórdia (LFM) que, pela primeira vez, se fizeram presentes em um Capítulo da Congregação.

A Superiora Geral, Ir. Rosa Ada Morelli, deu início a este momento particular, resgatando, de forma breve, a caminhada feita pelas Irmãs na descoberta do Carisma da Misericórdia, vivido desde a origem da Congregação por Madre Alphonsa, e que hoje também se apresenta como uma proposta de vida para os Leigos. Relembrou ainda, o trabalho realizado por algumas irmãs no intuito de acompanhar os primeiros grupos de Leigos que foram surgindo.

A Congregação conta, hoje, com a presença ativa de Leigos que se caracterizam dentro das seguintes categorias: “Leigos solidários na Missão” – são pessoas que doam seu tempo e ajudam as Irmãs no que podem, mas não desejam se integrar a um grupo; “Leigos Colaboradores” – funcionários que atuam nas obras escolares e hospitalares da Congregação e, por fim, os “Leigos Franciscanos da Misericórdia” – casais, jovens, e até crianças, que além de colaborar com a missão da Congregação, assumem o compromisso mediante voto, de viver a Misericórdia a modo de São Francisco e Madre Alphonsa. Já integram este último grupo, 117 Leigos com compromisso.

Há grupos de LFM, na Província Cristo Redentor, em Vila Prudente/SP e Coronel Vivida/PR. Na Província Mãe da Misericórdia, estão presentes em Ananindeua/PA, Santa Inês/MA, Jaguaruana/CE e Tomé Açu/PA. Já na Província Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, todos os grupos estão localizados em SC: Ituporanga, Itapema e Angelina. O Noviciado Interprovincial da Congregação acompanha um grupo em Piraquara/PR. Também em Angola, estão presentes em: Cuango, Lixeira, Malanje e Calomboloca. Além desses lugares, há presença de LFM em Honduras.

Frei Sebastião fez uma breve reflexão, apontando que a Misericórdia é um compromisso nascido a partir do dia do nosso Batismo e, que essa entrega, confirma a certeza de que Deus, em sua infinita bondade, inflama nosso coração e nos confirma de que como Pai, ele nos ama e chama pelo nome.

Em seguida, os Leigos tiveram a oportunidade de partilhar sobre as suas experiências pessoais como Leigos Franciscanos da Misericórdia, e também de agradecer e propor novas ideias para a vivência do Carisma, as quais serão cuidadosamente consideradas e avaliadas pelas Irmãs mediante as decisões a serem tomadas durante o Capítulo.