Voltando da Missão Intercongregacional no Haiti

31/05/2019

Irmã Zenaide Laurentina Mayer – FSJ, terminou seu tempo de Serviço Missionário no Haiti.
Desde outubro de 2015, Ir. Zenaide fez parte da Comunidade Intercongregacional da CRB – Projeto de Solidariedade entre a Igreja do Brasil e do Hayiti.
Somos agradecidas a Deus e à Irmã Zenaide por estes anos de total dedicação e serviço generoso nesta Missão no Haiti.
Agora, ela juntamente com Irmã Zenilda L. Petry, começam a se preparar para mais uma nova Missão da Congregação, no Timor Leste.
Irmã Zenaide, boas vindas e o Senhor te abençoe pela boa semente plantada no Haiti.
Segue a Carta de agradecimento que ela enviou: 

Haiti, 29 de maio de 2019.

CARTA DE AGRADECIMENTO

Ir. Zenaide Laurentina Mayer- FSJ

Em missão no Hayiti de 28.10. 15 à 30.05.19

 Comunidade Intercongregacional da CRB

Projeto de Solidariedade entre  a Igreja do Brasil e do Hayiti.

 

 “Nunca perca de vista o seu ponto de partida! ”

 (Santa Clara de Assis)

 

Quando pensei em escrever algumas palavras motivada pela gratidão por estar nesta missão, que agora termina, me veio em mente esta frase de Santa Clara de Assis,  “não perca de vista o seu ponto de partida”.  Na verdade não somente agora, mas ao logo desta jornada missionária no Haiti esta frase tem feito eco nos ouvidos e na mente. Então busquei ver mais de perto o seu sentido e vi que se trata de uma carta de  Santa Clara de Assis, a Santa Inês de Praga, onde, assim fez uma premente exortação a não trocar o Cristo pobre  pela propriedade.  Sim, não perder de vista, Deus, como ponto de partida na missão.

Minha profunda gratidão a Deus  pela Graça de poder   sintonizar seu mandato missionário e vir para estas terras  Caribenhas onde   a missão se  apresenta com  tantos desafios, entre eles o da pobreza extrema desse povo.

Obrigada por sentir Deus presente ao longo desta estadia e, em   momentos de escuridão  e de dúvidas, poder  fazer a experiência dos discípulos de Emaús, estar lado a lado com Jesus,  sentir o coração arder  e   adentrar no mistério profundo do Deus que se fez homem, e ter a  certeza de que a missão    é Mistério de  Redenção e de Benção, vivido na Fé e na Práxis.

Meu muito obrigada a Congregação que,  na pessoa de Ada Morelli, aceitou meu pedido para fazer parte desta  missão,  estendendo também  minha gratidão a cada irmã de forma personalizada,  pois senti  e vi, o apoio,  a torcida, as orações e as ações nas campanhas feitas em prol do Haiti, por ocasião do furacão e em outros momentos. Com certeza fica escrito na  memória   nossa presença  jubilar dos 150 anos de Fundação da Congregação nesta missão.

Meu agradecimento a Ir.  Maria Inês  Ribeiro Presidente da CRB,  e Ir. Maria de Fátima Kapp, assessora executiva do Setor missão da CRB,  que acolheram e efetivamente tiveram presente aqui na missão a cada ano.  Registro a importância desses momentos de convivência  reflexões, retiros, avaliações, lazer, acompanhamento….

Este é um projeto   entre a Igreja do Brasil e do Haiti’, e quero agradecer  a  CNBB, na pessoa do então presidente, Dom Sergio da Rocha, e Secretário Dom Leonardo Steiner, pela parceria com a CRB e suporte a esta missão, estendendo ao  Dom Bernardo Bahlmann,   que também  proporcionou para a comunidade e para os religiosos brasileiros um retiro anual.  E, obrigada pe. Maurício da Silva Jardim, das POM  que muito nos alegrou com sua presença.

Agradeço a   cada irmã da comunidade Inter congregacional no Hayiti,   que mesmo  no desafio das diferenças múltiplas foi possível viver juntas na mesma casa  em constante busca de aceitação e superação dos limites  humanos na comunidade,   em vista do bem maior, a Missão.

Agradeço a congregação  de cada irmã  da comunidade   que  nos visitaram,  alargando assim, os laços entre nós e as congregações, ressaltando a visita de Ir. Ada Morelli, então Superiora Geral da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, à qual pertenço e Ir. Tea Frigerio que veio para o Hayiti, para orientar um retiro anual para a comunidade e religiosos brasileiros.

Enfim, um eterno agradecimento ao povo haitiano que com tanto carinho acolhe cada missionário que aqui chega.  Foram tantas experiências vividas,  onde sempre senti a grandeza de Deus estampada nos rostos sofridos devido ao jugo da pobreza, mas que muito ensina com a sua resistência alegria e fé inabalável.

“Porventura, deverá agradecer ao escravo  porque este fez o que lhe havia mandado! Assim igualmente  vós, depois de haverdes realizado tudo quanto vos foi ordenado dizei: Somos servos inúteis, pois somente  cumprimos o nosso dever” (Lc 17,9-10).

E o Espírito Santo continua suscitando operários para a sua vinha. Desta vez a Congregação Foi chamada para  o Timor Leste. “Porém,  quando prego o evangelho, não vejo como me orgulhar, pois a mim é imposta a obrigação de proclamar. Ai de mim se não anunciar o Evangelho!” (Cor 9, 16-17). Assim, é a missão, um ciclo se fecha e logo  outro se abre, pois a missão é permanente onde o Espírito de Deus nos enviar.  Agradeço ao chamado e a possibilidade proporcionada para a nova Missão.

POR TUDO DEUS SEJA LOUVADO!