BIOGRAFIA DE IRMÃ HELENA VERSTRATEN

15/09/2020

Biografia da Irmã Helena Verstraten

Ir. Helena“O SENHOR DÁ, O SENHOR TOMA.”

Irmã Helena Verstraten nasceu no dia 02 de dezembro de 1933 em Heerlen e recebeu o nome de Maria Johanna. Ela é a terceira filha de Franciscus Verstraten e Huberta Linskins. Seu pai era funcionário da ferrovia e a mãe cuidava dos serviços domésticos.

Irmã Helena entrou na nossa Congregação no dia 15 de fevereiro de 1951, fez os primeiros votos no dia 01 de março de 1954 e profissão perpetua no dia 15 de agosto de 1957.

Através da Congregação pode fazer seus estudos na Academia Pedagógica de Sittard e iniciou sua função como professora na escola primaria do Instituto São José em Valkenburg.

Esteve a serviço da Congregação em Beek, Valkenburg, Cabau, Schoonhoven e Klimmen, como professora ou responsável pela escola.

Fez ainda vários cursos organizados pela Conferencia dos Religiosos e pela Família Franciscana que a habilitarem a acompanhar capítulos, grupos e retiros também em outras Congregações.

Foi vários anos membro do Conselho Provincial como Secretaria. Enquanto estava em Schoonhovem vinha regularmente para Valkenburg para fazer seus serviços de secretaria. Fez nesta época carteira de habilitação como motorista para poder se locomover mais facilmente.

Quando em 1975 a sede provincial foi transferida para Klimmen, também ela foi transferida para lá. Em 1987 a sede provincial foi transferida para Valkenburg, no Stoepertweg. Com mais algumas Irmãs ela passou a residir nesta casa.

Por muitos anos foi Superiora Provincial e exerceu várias funções de liderança.  Viajou várias vezes para o Brasil e participou por muitos anos da diretoria do Circulo de Mulheres Católicas em Valkenburg. Por causa de sua atuação neste Circulo recebeu a Condecoração Real.

Em 1916 a casa da Sede Provincial no Stoepertweg foi vendida e   Irmã Helena veio morar no Convento São José de Valkenburg. Esta transferência foi muito difícil para ela.

Depois de algum tempo teve uma queda e fraturou duas vertebras tendo sido obrigada por alguns meses a usar um colete, o que não favoreceu muito sua saúde. Ela enfraqueceu bastante e depois de algum tempo foi diagnosticada também demência. No ultimo ano ela permaneceu mais retraída no seu quarto e não tinha muitos contatos.

No dia 22 de agosto 2020 foi internada na geriatria do hospital de Sittard, de onde teve alta no dia 02. de setembro. No dia 04 de setembro, numa queda infeliz no seu quarto, fraturou uma perna de forma muito complicada e foi internada no hospital de Heerlen.  Lá os médicos não puderam mais operá-la por estar muito debilitada e sem condições de resistir a uma anestesia. Por isto foi decidido fazer apenas tratamento paliativo.

Na segunda feira, dia 07 de setembro o Padre Hofmans foi ao hospital conforta-la com a unção dos enfermos. Depois deste longo caminho de sofrimento, na sexta feira, dia 11 de setembro ela partiu para uma vida melhor e mais feliz junto de seu divino esposo.

A cerimônia de sepultamento será presidida pelo Dekano Kleinen, na capela da Fraternidade São José em Valkenburg, no dia 15 de setembro 2020. Em seguida será sepultada ao cemitério da Fraternidade.

Irmã Helena, obrigada por tudo e interceda por nós junto do Senhor.

Descanse em paz!