PÁSCOA DE IRMÃ SEBALDINA LOFFY

10/06/2021

BIOGRAFIA DE IRMÃ SEBALDINA LOFFY

 * 11.03.1936         + 10.06.2021

SeobaldinaIrmã Sebaldina Loffy nasceu aos 11 de março de 1936, na localidade de Praia Redonda, na época, município de Imaruí – SC. Era a terceira dentre os onze filhos do casal Gerônimo Loffi e Adélia Effting Loffi. Teve a graça de nascer, crescer e ser educada no seio de uma família profundamente religiosa, que cultivava com fidelidade a fé cristã. Tem na Congregação uma irmã também religiosa, Irmã Cáritas Loffi e uma tia, Irmã Clementina Effting, já falecida, que era irmã de sua mãe.

Como era seu desejo, com quase 19 anos de idade, sentiu-se pronta para ir para o convento. Seus pais a apoiaram na sua decisão e sentiram-se felizes com a escolha feita pela filha, especialmente por estar seguindo o caminho anteriormente trilhado pela sua tia e posteriormente pela sua irmã.

Ingressou no Aspirantado, em Angelina, no dia 03 de janeiro de 1955. No mesmo ano, aos 03 de outubro, iniciou a etapa do Postulantado. Fez a sua vestição, ingressando no noviciado canônico aos 03 de julho de 1956, recebendo o nome de Irmã Maria Lídia Loffy. No dia 17 de julho de 1958 emitiu a sua Primeira Profissão Religiosa e aos 02 de fevereiro de 1964 a Profissão Perpétua, fazendo assim, a sua entrega total e definitiva ao Senhor.

Durante os seus 85 anos de existência e os 63 anos vividos na Congregação, Irmã Sebaldina teve a graça de celebrar o jubileu de 25, 40, 50 e 60 Anos de vida religiosa consagrada. Sua principal atividade sempre foi o trabalho na enfermagem, no cuidado dedicado aos enfermos e nos serviços de maternidade. Exerceu esta atividade nas seguintes localidades: Hospital Osvaldo Cruz em Curitiba; Hospital Bom Jesus, em Ituporanga (duas vezes); Fraternidade Maria Auxiliadora em Presidente Getúlio; Hospital Santo Antônio em Blumenau; Maternidade Nossa Senhora das Graças em Ituporanga; Fraternidade Santa Maria dos Anjos, em Santa Luzia no Maranhão trabalhando num hospital da localidade; Fraternidade Mãe da Misericórdia em Campo Grande – MS; Fraternidade São Francisco em Armazém, de onde foi transferida para a Fraternidade Nossa Senhora das Graças, em Ituporanga, no ano de 2001 para fazer o Curso Técnico de Enfermagem, na Escola de Enfermagem do Hospital Bom Jesus, sendo ela da primeira turma a ser formar nesta escola, no ano de 2004.

A partir do dia 21 de abril de 2003 Irmã Sebaldina passou a integrar a Fraternidade Bom Jesus e a dedicar-se, novamente, ao serviço de enfermagem na clínica médica deste hospital. Quando foi aberta a Ala São José, anexa ao Hospital Bom Jesus, para o cuidado exclusivo das Irmãs doentes e idosas mais dependentes, no ano de 2005, Irmã Sebaldina passou a coordenar o serviço de enfermagem desta ala e a dedicar-se com muito carinho e amor ao cuidado das Irmãs idosas e enfermas acamadas. Fez isso até bem pouco tempo, quando, progressivamente foi deixando essa atividade para outra Irmã, devido às suas forças estarem diminuindo. Nos últimos três anos passou a necessitar de tratamento mais intenso devido à fraqueza nas pernas e outras complicações no seu estado geral de saúde. Fez muitos tratamentos, mas não conseguiu resultados.

Mesmo com as forças diminuídas, continuava a marcar presença junto às Irmãs da Ala São José e Santa Maria dos Anjos, sendo uma presença alegre e de incentivo para as Irmãs idosas, especialmente para aquelas que não queriam se alimentar. Dizia que a alimentação era responsável pela metade do tratamento.

Irmã Sebaldina, como sua irmã Cáritas, tinha uma alma missionária. Trabalhou por 07 anos em Santa Luzia, no Maranhão, dedicando-se ao cuidado dos doentes, especialmente os mais pobres e fragilizados. Nesta Fraternidade foi também uma presença muito boa e incentivadora para as Aspirantes que ali faziam sua formação. Seu espírito missionário a levou também a morar durante 5 meses em Campo Grande – Mato Grosso do Sul, onde se dedicou à Pastoral da Saúde, visitando e orientando as pessoas carentes quanto aos cuidados com a saúde. Além disso, Irmã Sebaldina se prontificou a ir como missionária para Angola, África, onde permaneceu por três meses substituindo uma Irmã que precisava se ausentar, oferecendo sua ajuda no cuidado dos irmãos e irmãs acometidos pela malária e outras enfermidades.

Irmã Sebaldina era uma irmã de poucas palavras, mas de muita ação. Para ela não tinha tempo ruim quando se tratava de se dedicar ao cuidado dos doentes. Se esforçava muito para que os mesmos se recuperassem e ficava contente quando percebia a melhora. Quantas noites levantou, mais que uma vez, para atender chamados de doentes ou para auxiliar nos partos, ajudando muitas crianças a vir à luz deste mundo. Chorava quando uma Irmã da Ala São José partia. Nutria grande carinho por todas as pessoas que cuidava; sua alegria era vê-las saudáveis.

Ao participar da “Experiência nos Caminhos de Madre Alphonsa”, no ano de 2008, quando teve a oportunidade de conhecer os lugares de origem da Congregação e os lugares marcantes da vida de São Francisco de Assis, não perdeu nenhuma oportunidade de ver o que poderia aprender e levar para melhor cuidar e alegrar as Irmãs Idosas. Irmã Sebaldina irradiou a misericórdia de Deus pelo seu modo de ser e cuidar dos doentes e de suas coirmãs. Guardou no coração o Tesouro precioso de sua vocação, cultivando-o pela fidelidade à oração, à meditação, à Eucaristia e por todos os exercícios espirituais e fraternos, próprios da nossa vida consagrada, aos quais era fiel.

Nos últimos meses, quando suas forças já não lhe permitiam caminhar, foi aos poucos se entregando, como uma semente lançada na terra, que morre para que a vida nova floresça. E, nos primeiros minutos deste dia 10 de junho, véspera da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, Irmã Sebaldina foi chamada para celebrar, no abraço da Misericórdia do Pai, o seu jubileu sempiterno.

Muito obrigada, Irmã Sebaldina pelo seu testemunho de vida doada, que, seguindo sua tia, Irmã Clementina Effting, também atraiu à Vida Religiosa Consagrada sua Irmã Cáritas. Foi muito bom tê-la como nossa Irmã. Lá do céu, olhe por nós, suas coirmãs, especialmente pela sua Irmã Cáritas, demais familiares e amigos, pelos nossos hospitais e por todos os doentes. Peça a Deus que continue chamando muitas jovens para o serviço da Misericórdia, em nossa Congregação.

Como diz Madre Alphonsa, Irmã Sebaldina, um pouco separada de nós, por parecer ter morrido, permanece viva como Flor de Virtude, em nossos corações!

Angelina, 10 de junho de 2021.