Identidade

Home » Identidade
Somos as Irmãs Franciscanas de São José, uma Congregação de Vida Consagrada Apostólica e de Direito Pontifício. Observamos a Regra e Vida dos Irmãos e Irmãs da Terceira Ordem Regular de São Francisco de Assis. Conforme nossas Constituições Gerais, vivemos os votos de pobreza, castidade e obediência em espírito de misericórdia, carisma da Congregação.

Desde Madre Alphonsa, somos chamadas a dedicar-nos ao cultivo de nossa vocação e consagração, renunciando às coisas do mundo, na pobreza e na humildade, realizando obras de misericórdia, dedicadas ao cuidado dos doentes, pobres, abandonados, idosos e necessitados. Nesta entrega, buscamos tornar-nos, nós mesma, imagem de Cristo que se tornou pobre com os pobres. “As misericordiosas Irmãs de São Francisco dedicam sua vida única e exclusivamente a servir Jesus Cristo o esposo escolhido…”(Est 1869 Parte Geral, n.1).

A obra de Madre Alphonsa era marcada pela vivência radical da pobreza e do sacrifício para seguir Jesus Cristo o Crucificado, entregues à vida de oração e à vida fraterna.

Com grande amor, somos chamadas a abraçar o ideal de levar a todos o amor do Pai, trabalhar e a todos servir em espírito de misericórdia.

Queremos assumir isso como um voto “Semelhantes ao seu divino Esposo, cuja vida inteira no mundo foi uma ininterrupta obra de misericórdia, as Irmãs alegres e satisfeitas unam ao nome de franciscanas misericordiosas as suas obras de amor, sem elogios, sem recompensa diante dos homens, somente para a glória de Deus e sua Igreja, por puro amor a seu Deus e Senhor, no seguimento do Salvador Crucificado” (Est VI, §2, n. 2 ).

O Governo Geral da Congregação, sexênio 2019 a 2025, é constituído por:

Irmã Amarilda Rossatto – Superiora Geral
Irmã Ana Glória Raldi – Vice Geral

Irmã Marli Catarina Schlindwein  – Conselheira
Irmã Julita Momm – Conselheira
Irmã Maria Antonia Pereria Sousa – Conselheira

Governo Geral