Províncias e Missões

Home » Províncias e Missões

A Congregação está organizada em Províncias e Missões. São quatro as Províncias, uma Missão constituída e uma frente missionária.

Conheça nossas Províncias abaixo:
1 - Província Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Sede em São José, SC. Brasil

HISTÓRICO DA PROVÍNCIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO.

A origem da Província deve ser buscada no ano de 1926, sessenta anos depois da fundação da Congregação, quando as primeiras Irmas chegam ao Brasil, a pedido do então governador do Paraná, Caetano Munhoz da Rocha, em parceria com o Bispo de Curitiba.

provincia-pnspsAo apelo feito pela então Superiora Geral, Madre Casimir Wester, para saber quem dentre as Irmas, se dispunha a ir para a Missao do Brasil, responderam muitas candidatas. Só oito Irmas, porém, foram escolhidas. Seu destino era Deodoro, hoje, Piraquara, a 20 km de Curitiba, Paraná, e sua tarefa era cuidar de doentes portadores de lepra, hoje hanseníase. Com grande espírito de fé, confiança, coragem e verdadeiro ardor missionário, as Irmas da Misericórdia da Terceira Ordem de São Francisco, partem para as missões no Brasil no dia 17 de fevereiro de 1926. Eram as Irmas:

Maria Salésia Kramer; Maria Margaretha Behmer; Maria Evangelista Müller; Maria Xavéria Kuhl; Maria Imelda Raffenberg; Maria Heriberta Kutsch; Marcela Schregel; Maria Emanuela Gergen

O trabalho das Irmas em Piraquara teve repercussão imediata. Esse testemunho foi o motivo de que de diversos lugares viessem pedidos para abertura de novas casas, como hospitais, escolas, sanatórios e outros.

provincia-pnsps-1A primeira solicitaçao chegou através de Frei Gervásio Kraemerofm, Vigário de Angelina. Por sua mediaçao foi oferecida r Congregaçao uma vasta propriedade e uma boa casa no local. Esta propriedade pertencia ao casal Estevao Koerich e Maria Kretzer Koerich. Como nao tinham filhos, decidiram destinar seus bens para uma instituiçao caritativa, visando o amparo da criança e juventude. Frei Gervásio, que conhecia a Congregaçao quando de seu tempo de estudo em Valkenburg, Holanda, indicou as Irmas da Misericórdia, recém-chegadas para o trabalho no Leprosário do Paraná.

A zelosa Madre Salésia Kramer, Superiora do Leprosário São Roque, de Deodoro, Paraná, se empenhou junto ao Governo Geral da Congregação para que se assumisse a obra oferecida em Angelina. Numa de suas Cartas, podemos ler: Volto ao assunto Angelina. Comunique se pode mandar mais três Irmas. Assim, o nosso futuro estará garantido. Pedimos encarecidamente aceitar Angelina. Nunca mais teremos oferta igual. Também lá teremos vocações. Em Angelina, teremos uma bela Casa-Mae. Está tao maravilhosamente situada entre montanhas, que nada sofrerá do mar (recorda o mar ameaçador da Holanda).

A chegada festiva das tres primeiras Irmas que vieram para Angelina aconteceu no dia 26 de fevereiro de 1927. Foram elas: Irma Salésia Kramer Superiora Provincial; Irma Pelágia Steckebrand Mestra das Noviças; Irma Imelda Raffenberg -Superiora Local

Dona Maria Kretzer Koerich, além de ter doando os seus bens para a construçao de uma escola, construiu também a capela e doou um lindo altar com o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. No dia 21/07/1953 foi feita a solene dedicaçao da capela, sendo colocada sob o patrocínio de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Logo no início das atividades, começaram a surgir as primeiras candidatas. Foram aceitas as cincos primeiras que se apresentaram. Após sete meses de experiencia como aspirantes, em 04/10/1927 houve a instalaçao do noviciado brasileiro com ingresso dessas cinco aspirantes no postulantado e a 04/10/1928 iniciou-se o Noviciado – Ir. Bertolda, Ir. Melânia, Ir. Peregrina, Ir. Blandina e Ir. Joaquina.

Após a obra assumida em Angelina em 26.02.1927, foram aceitas outras frentes de trabalho: Hospital Osvaldo Cruz (28/01/1928), no PR e Vargem do Cedro (24/06/1928) em SC. Com o número crescente de membros, pensou-se na instalaçao de Província no Brasil.

Assim, no dia 18 de setembro de 1928, com licença do Governo Geral e autorizaçao do Sr. Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Joaquim Domingues de Oliveira, nasce a Província Brasileira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com sede em Angelina, Santa Catarina, contando já com o seu próprio Noviciado.

A sede permaneceu em Angelina por 41 anos e já contava com 34 novas Fraternidades, com atividades diversificadas: Hospitais e Escola própria, Hospitais e Escolas de terceiros, Postos de saúde, Seminários, Casa de Retiro e outras atividades.

No dia 2 de janeiro de 1969 foi a inauguraçao das novas instalaçoes da sede Provincial, em Barreiros, Sao José.

Ainda no ano de 1969, pelas distâncias geográficas e de difícil administraçao para o Governo Provincial, pensou-se em dividir a vasta área, criando uma sub-província, a de Cristo Redentor, no Paraná. Iniciou-se o processo de criaçao da Sub Província que, em 1976, foi elevada r Província.

No Brasil, a Congregaçao foi se expandindo e assumindo novas frentes Missionárias, acolhendo as boas graças do Espírito Santo que, após o Concílio Vaticano II, enchia de renovado entusiasmo toda a Igreja, a Congregaçao. Assim, a partir de 1973, a Província participou das novas Missoes no Norte e Nordeste do Brasil, fazendo-se sensível rs necessidades pastorais destas regioes brasileiras. Em 1984, mais um chamado: as Irmas da Província assumem a missao na Itália, em território franciscano. Atualmente a Província participa ativamente das missoes da Congregaçao, enviando Irmas para Angola e Honduras.

Endereço da sede:

Rua Pedro Bunn, 738A
BARREIROS CEP 88111-120
SÃO JOSÉ – Santa Catarina – Brasil
Tel.: (48) 3246-l304 FAX: (48) 3246-3546
Site: www.cifsj.org.br
E-mail: cifsj@cifsj.org.br

2 - Província Cristo Redentor - Sede em Curitiba, PR, Brasil

PROVÍNCIA DE CRISTO REDENTOR

provincia-cristo-redentorNuma viagem ao Brasil realizada no 2° semestre do ano de 1971, a então Superiora Geral Madre Beatrix Kurthen, acompanhada da Vice-Superiora Geral Irma Serena Boeing, percorreu algumas regiões do país para conhecer de perto a realidade dos locais onde as Irmas da Congregação residiam. Durante esta visita ambas constataram as grandes distâncias entre as casas, o que impossibilitava acompanhar com maior zelo e cuidado todas as Irmas e as Obras. A partir disso, confirmou-se a criação de uma Sub-Província que abrangesse os Estados do Paraná e São Paulo, proposta esta que vinha sendo solicitada desde 1969, pela Província de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

No dia 05 de fevereiro de 1976, por ocasião do primeiro Capítulo realizado em Curitiba-PR, mediante a presença das autoridades competentes e de todas as Irmas que passaram a constituí-la, na Capela do Colégio Paranaense de Curitiba, durante a Celebração Eucarística presidida por Sua Excia.

Reverendíssima D. Domingos G. Wisniewski, Bispo Auxiliar de Curitiba na época, deu-se a instalaçao canônica da Província de Cristo Redentor.

provincia-cristo-redentor-1A Província de Cristo Redentor está organizada em 09 Fraternidades, localizadas nos Estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. É composta por 60 Irmas que, atendendo aos apelos da Misericórdia Carisma da Congregação, se dedicam ao cuidado de doentes, idosos e de crianças em situação de risco pessoal, bem como educação em escolas, e creches e também nas diversas pastorais da Igreja. A Província também participa ativamente das missões da Congregação, enviando Irmas para Angola e Honduras.

Endereço da sede:

Av. Vicente Machado, 2765
Bairro Seminário
80 440-020 Curitiba – PR
Fone: (41) 3242 4495
e.mail: pcristor@yahoo.com.br

3 - Província Mãe da Misericórdia - Sede em Ananindeua - PA, Brasil

PROVÍNCIA MAE DA MISERICÓRDIA

provincia-mae-misericordiaA Província Mãe da Misericórdia tem seus antecedentes históricos na década de 70, quando Papa Paulo VI declarou que o Cristo aponta para a Amazônia. A então Superiora Geral da Congregação, Madre Beatrix, em visita ao Brasil, participando de um encontro da CNBB, em 1972, junto com a Superiora Provincial Ir. Elisa Hoepers, ouviu o apelo dos Bispos, de as Congregações Religiosas estabelecidas no Sul do Brasil assumirem frentes missionárias na Amazônia. A resposta foi imediata e no dia 03 de março de 1973 as primeiras Irmas Franciscanas de Sao José chegaram ao Norte do Brasil e iniciaram suas atividades em Bujaru, PA. Eram as Irmas: Rosa Borguesan, Ivone Martendal e Zenilda Luzia Petry.

O novo despertar para a Missão levou a Congregação a se inserir no Projeto Igrejas-Irmas e assim, aos 21 dias de fevereiro de 1975, três Irmas foram para Bahia, marcando assim o inicio de presença no Nordeste brasileiro. Nesta mesma disposição missionária, aos 21 de setembro de 1977 a Congregação chegou ao Maranhão.

provincia-mae-misericordia-1Ao longo destes anos, novas frentes de trabalho apareceram, locais foram e mais Fraternidades foram fundadas. A Congregação foi enriquecida com novas vocações, filhas da região. A distância do sul, as diferenças culturais e a disposição de expandir a Congregação na Região Norte e Nordeste do Brasil, levou a desencadear um processo de criação de uma sub Província.

O capítulo Geral de 1995 aprovou o Projeto de criação da Sub Província, a ser realizada durante o seguinte sexenio, preferencialmente em 1997, ano centenário de morte de Madre Alphonsa Kuborn, fundadora da Congregação. A Sub Província seria constituída pelas Irmas das Províncias de Cristo Redentor e de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que atuavam no Pará e no Maranhão e Piauí, respectivamente.

Assim a Sub Província Mãe da Misericórdia foi criada aos 12 de outubro de 1997, com sede em Ananindeua, Pará. Já em 2003, no dia 14 de julho, a sub Província foi elevada r Província, consagrada como Província Mãe da Misericórdia. Sua principal característica é a de ser uma Província Missionária, situada na Amazônia, incluindo os Estados do Pará, Maranhão, Piauí e Ceará.

Dada sua identidade missionária, desde os inícios, a Província dispôs de Irmas para a Missão ad Gentes. Angola e Honduras são marcadas pela presença missionária das Irmas Franciscanas de São José, membros desta pequena Província Missionária.

Endereço da Sede Provincial:

Província Mae da Misericórdia
Estrada do Aurá, 3450 – Centro
67020-590 – Ananindeua – Pará
Fone: (91) 3255 0329
e.mail: pmmiser@yahoo.com.br