Caminho Formativo

Home » Caminho Formativo

segueme2A Fundadora Madre Alphonsa tinha especial carinho e cuidado pela Formação das Irmãs. Dedicava a esta tarefa o melhor de suas energias. Durante seus 30 anos de vida e direção da Congregação, seu esforço, empenho e amor de Mestra eram muito grandes. Em uma de suas orações assim rezava: “Santíssimo Coração de Jesus… para o teu louvor e, com o teu auxílio, quero realizar a tarefa da formação. No teu divino coração habita a plenitude da luz e da graça divinas. Derrama-as ricamente sobre estas tuas esposas que chamaste para o teu amor…. Sê, tu, sempre seu guia, conduze-as pelos caminhos santos da vida interior, revelando-lhes todas as tuas perfeições e todos os teus tesouros,… para que te reconheçam, te amem e a ti sirvam. Amém”.

Hoje a Formação continua tendo especial atenção e cuidado na vida de nossa Congregação. Desde o início da caminhada, a jovem é orientada a dar sua resposta à iniciativa amorosa de Deus. Percorrendo todo um itinerário formativo, consagramos nossa vida total e exclusivamente a Jesus Cristo, professando os Votos de Pobreza, Castidade e Obediência, para servir ao seu Reino, revelando a todos o rosto misericordioso de Deus.

Aspirantado
Postulantado
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Aspirantado

Após um processo de acompanhamento e discernimento vocacional, que a jovem faz enquanto permanece na família, acompanhada por uma Irmã, acolhemos a candidata em uma de nossas Casas de Formação, para um período de convivência, formação, amadurecimento da Vocação. Temos casas de Aspirantado em: Santa Luzia – MA; Angelina – SC; Campo Largo – PR; Jacaleapa – Honduras; Malanje, Luanda, Cuango, Kangandala – Angola.

Postulantado

Nesta etapa a jovem vai confirmando a resposta ao chamado. Numa preparação mais intensa, conhece, desperta e cultiva as aptidões e motivações que a levam a optar pela Vida Religiosa. No convívio com as Irmãs, busca identificar-se com o carisma e a missão da Congregação. O postulantado tem a duração de dois anos.

Noviciado

Confirmada a decisão, a jovem faz o seu noviciado, período especial de graça e de experiência no seguimento de Jesus. É um tempo de encontro consigo mesma, de recolhimento, silêncio interior e contemplação. Com o Noviciado a jovem começa a vida na Congregação. Tem a duração de dois anos.

Juniorato

Após o Noviciado, a jovem Irmã faz os Votos de Obediência, Castidade e Pobreza e é destinada a integrar-se na vida fraterna de uma das Comunidades Religiosas da Congregação. Continua seu caminho formativo com programação própria, participa ativa e responsavelmente da vida e missão da Congregação. O Juniorato compreende um período de seis anos.

Formação Permanente

Cultivamos todos os dias nossa vocação e consagração ao Senhor, na fidelidade e alegria de permanecer unida a Ele, por meio da vida de oração, meditação da Palavra, participação na Eucaristia, estudo e reflexão. Buscamos aprender no cotidiano da vida, na convivência e no trabalho, a bem viver nossa vocação e missão no mundo, testemunhando a bondade e a misericórdia de Deus, especialmente junto aos mais pequeninos, aos abandonados e sofridos de nossa sociedade.