4º Domingo da Páscoa

05/05/2022

Escutar e dar a vida – Jo 10,27-30 – Estamos no 4º domingo da Páscoa, domingo do Bom Pastor. No Brasil celebra-se também o “dia das Mães”. O Evangelho deste dia utiliza uma imagem um tanto desconhecida na atual cultura urbana, mas que pode ser iluminada pela comemoração do dia das mães. A missão de Jesus consiste em conduzir as ovelhas às “pastagens verdejantes e às fontes cristalinas de onde brota a vida em plenitude’, missão semelhante a de uma mãe, que busca conduzir seus filhos e filhas para uma vida feliz. Na verdade, há muitas semelhanças nas atitudes de um pastor e de uma mãe.

Olhemos mais de perto o Evangelho. A imagem do Bom Pastor não foi inventada pelo evangelista. Literariamente falando, este discurso simbólico está construído com materiais provenientes do Antigo Testamento, em especial de Ez 34 onde se encontra a chave para compreender a metáfora do “pastor e do rebanho”. Falando aos exilados na Babilônia, Ezequiel constata que os líderes de Israel foram, ao longo da História, falsos pastores que conduziram o Povo por caminhos de desgraça e de morte. Então o próprio Deus assume a condução do seu Povo e promete um “Bom Pastor”, que vai guiar e dar a vida pelas suas ovelhas.

Para melhor visualizar a função de “pastor” em nossos dias, podemos olhar para a figura de um líder, que pode ser o Presidente da República, um governador do Estado, ou um superior religioso, um bispo e mesmo o Papa. Muitos lidereis há que se impõem, que manipulam, que arrastam ao mal, que levam à morte, que são “mercenários”, falsos pastores. Outros dão a vida pelo povo, propõem caminhos de vida plena, são verdadeiros “pastores que cuidam de seu rebanho”.

O Evangelho que hoje nos é proposto convida a descobrir esta figura bíblica do Pastor: uma figura que evoca doação, simplicidade, serviço, dedicação total, amor gratuito. É alguém que é capaz de dar a própria vida para defender as ovelhas de toda e qualquer ameaça.

O texto deste dia tem seu foco voltado para a “relação” entre o pastor e suas ovelhas, uma relação de proximidade, de intimidade, de cumplicidade, de amizade. A simples voz do pastor é reconhecida por suas ovelhas e elas o seguem, respeitam-no, olham para ele com um olhar de ternura.

A missão do Bom Pastor é dar vida “às ovelhas” e “pelas ovelhas”: “Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão-de perecer e ninguém as arrebatará da minha mão. Jesus dá a própria vida pelas ovelhas. Elas, por sua vez, têm de “escutar a voz do Pastor” e obedecer aos comandos. Isto significa que fazer parte do rebanho de Jesus é escutar e seguir as suas propostas, comprometer-se com Ele e, como Ele, entregar-se sem reservas numa vida de amor e de doação ao Pai e aos irmãos.     Ir. Zenilda Luzia Petry – FSJ