Saboreando a Palavra
“Nós vimos sua estrela” – Mt 2,1-12
Festa da epifania do Senhor! Muitas leituras se fazem sobre a rica narrativa dos magos que, guiados por uma estrela, encontram a criança com Maria, prestam-lhe homenagem e presenteiam-na com ouro, incenso e mirra.
Texto exclusivo de Mateus, queremos, junto com os sábios do oriente, acompanhar o movimento da “estrela”. Um pressuposto é que tenhamos sensibilidade e atenção aos possíveis sinais que possam despontar no horizonte. Há sempre o perigo de não se perceber a pequena estrela que aponta para a novidade, pois os “grandes focos” desviam o olhar das “pequenas coisas”. Percebida a estrela, necessário se faz ter disposição de se por a caminho, superar barreiras, romper fronteiras, superar desafios.
É necessário também perscrutar o “percurso da estrela”. Apareceu no oriente e guiou os sábios ao longo de sua trajetória. Num equívoco de busca dos magos, ao buscar a criança no lugar convencional de nascimento de um rei, a estrela desaparece. Conforme o lugar onde pisam os passos, não há como ver certas estrelas que apontam para o grande horizonte. Ao tomarem o caminho para a pequena cidade de Belém, fora do centro de poder político, econômico e religioso, a estrela reaparece. Na periferia, na pequena casa onde há “uma criança e sua mãe”, a estrela volta a brilhar. E nós vimos a sua estrela, afirmam os sábios. E nós hoje, podemos fazer a mesma afirmação?