Saboreando a Palavra
A novidade do Reino – Mc 1,21-28
Prosseguindo no itinerário de Jesus descrito pelo evangelista Marcos, podemos acompanhar Jesus entrando em Cafarnaum, vila situada às margens do Mar da Galileia, lugar de pesca e de rota comercial.
Fiel às suas tradições, Jesus vai logo à Sinagoga e se põe a ensinar, causando grande impacto. Não se diz o que ele ensina, mas certamente não estará repetindo as doutrinas e leis que os fariseus ensinavam. A audiência fica admirada, pois percebe uma grande autoridade nesta fala. Podemos supor que esteja falando do Reino de Deus e da possibilidade dos excluídos da sinagoga dele participarem. Daí a reação daquele homem, tomado pelo espírito impuro, começar a gritar.
A Sinagoga, lugar do Shemá, espaço destinado a ouvir a Palavra, está sendo ocupado pelo espírito impuro que se recusa a acolher a novidade do Reino, realidade esta que inaugura uma outra maneira de pensar a vida, as relações, a fé, a imagem de Deus.
Uma nova autoridade está em ação e, com a força de sua Palavra, Palavra que vem do Pai, faz calar os espíritos impuros e liberta as pessoas de suas alienações. A novidade do Reino é a graça da cuidado em ação. Jesus inicia o seu ministério cuidando da vida.
Ir. Zenilda Luzia Petry – IFSJ