Saboreando a Palavra

28/08/2018

Paixão pelo Mistério de Deus – Jo 2,13-25
À medida que a Páscoa se aproxima, intensifica-se a convocação para um mergulho mais profundo no mistério de Deus. Neste 3º domingo da Quaresma somos confrontadas e até desconcertadas com uma atitude de indignação de Jesus e de manifestação da sua paixão pelo mistério de Deus.
O Templo, recinto sagrado, espaço onde Deus revela sua glória e seu amor fiel, transformara-se em mercado. Com um chicote expulsa do recinto sagrado todos os comerciantes e seus produtos. Aquele Templo não era mais a casa de um Deus Pai no qual se acolhiam irmãos e irmãs em festivas romarias. Não congregava a “família” de Deus. Transformou-se em mercado onde cada qual buscava seus interesses.
Uma vida convertida em mercado, onde tudo se compra e se vende, inclusive a relação com o mistério de Deus, é a perversão mais destruidora das relações, da religião, da fé.
Quase sem dar-nos conta, também nós hoje podemos nos converter em “vendedores e cambistas”, que tudo negociam, pessoas incapazes de amar, de servir gratuitamente, de ter compaixão e solidariedade. A paixão pelo mistério de Deus exige conversão profunda, abandono radical das relações e religião mercantilistas. Jesus nos revela ser ele o novo templo, e seu projeto a verdadeira religião.
Ir. Zenilda Luzia Petry – IFSJ

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *