Saboreando a Palavra

28/08/2018

Deus ama este mundo – Jo 3,14-21
O evangelho de João nos convida a “saborear a Palavra de Deus” de forma especial neste domingo. Um homem, Nicodemos, foi procurar Jesus “à noite”. Parece não se tratar de horário cronológico noturno, mas estamos diante da experiência de trevas na qual Nicodemos estava mergulhado. Sendo um mestre da Lei, teria suas evidências bem elaboradas, suas convicções bem formatadas, sua imagem do Messias bem definida. Tudo deveria prosseguir em seu curso normal. As leis estavam elaboradas, a ordem garantida, os limites delineados. O sistema do puro e do impuro estabelecido, as distinções entre próximo e não próximo delimitadas, as diferenças entre judeus e gentios, homens e mulheres, ricos e pobres, tudo bem determinado. O Messias deveria vir para julgar este mundo, condenando tudo e todos que não seguiriam tal ordem, que era garantia de paz, felicidade, de bênçãos divinas.
Nicodemos, porém, o mestre em Israel, vai procurar Jesus na noite de sua existência. Assim como Paulo que é derrubado de suas convicções. Suas evidências foram desconstruídas com os sinais que Jesus realizava. O texto de Jo 3, 14-21 faz com que Nicodemos desapareça da cena e Jesus continua sua catequese transformadora, na qual afirma com novo sabor: Deus ama este mundo. Este mundo que Nicodemos não consegue incluir no seu sistema padrão judaico.
Jesus rompe com a lógica formatada pelo contexto judaico, de Juízo e castigo, não veio para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Sua dinâmica é a do amor. Não condena porque ama. Trata-se de uma proposta de vida urgente para nossos dias, para a vida do povo brasileiro, especialmente neste dia 15. Amar este mundo e tudo fazer para que possa corresponder ao amor de Deus.
Ir. Zenilda Luzia Petry – IFSJ

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *