Saboreando a Palavra
Permanecei no meu amor: Jo 15,9-17
A Liturgia do tempo pascal vai nos conduzindo pelos meandros do Evangelho de João e revelando tesouros de valor insondável. Desde o começo do evangelho nos é dada uma chave de leitura muito importante para entendermos o texto. Maria, a Mãe de Jesus diz aos servidores: Façam tudo o que ele vos disser! (Jo 2,5). Fazer o que Jesus diz é aderir à sua pessoa e ao seu projeto. No decorrer do evangelho de João, Jesus vai fazendo longos discursos em que repassa aos seguidores e seguidoras os seus principais ensinamentos e a identidade do discipulado. Neste capítulo 15 temos mais um destes discursos. Inicia com a parábola da videira (Jo 15,1-8), texto do 5º domingo do tempo pascal, quando se ressalta a estreita ligação entre os ramos e o tronco, entre Jesus e os seus seguidores.
Dando continuidade ao capítulo 15 de João, temos neste 6º Domingo, no dia das Mães, Jesus mostrando aos discípulos o caminho a percorrer: testemunhar o amor de Deus no meio da humanidade (Jo 15,9-17). Daí o imperativo de um mandamento: “amai-vos uns aos outros” (15,12.17). No entanto, este mandamento tem sabor todo próprio. Os discípulos são ”amigos” de Jesus. ”Já não vos chamo servos, mas amigos…” Os discípulos tem relação de intimidade, de familiaridade. Eles são colaboradores, confidentes, com os quais existe uma comunhão de vida, de planos e ideais…
A iniciativa é de Jesus: ”Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi”. O mandamento do amor, vivido primeiro por Jesus, se torna a identidade do discípulo, da discípula. Em Jo 13,35 já afirmara: “nisso reconhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros”. E não só amor uns pelos outros, mas que amem como Ele amou: ‘ ninguém tem maior amor do que aquele que dá vida por seus amigos” (v.13). Desse amor, nasce a vitalidade e a amplidão da sua Missão. Para irdes e produzirdes frutos (v.16). Para irdes e construirdes um mundo novo. Para isto ELE nos convida: “permanecei no meu amor”.
Ir. Zenilda Luzia Petry – IFSJ
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