Saboreando a Palavra
Celebração de Corpus Christi – É uma festa que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Corpus Christi significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia, ou seja, instituiu a entrega total como expressão concreta do Reino de Deus. Daí que o Evangelho desta liturgia nos coloca em contato com a narrativa da instituição da Eucaristia, na perspectiva de Marcos: Mc 14,12-16.22-26.
Mais do que “instituição da Eucaristia”, mistério tantas vezes isolado do seu contexto maior, olhemos para a cena da “ceia do Senhor”. Jesus cria um clima especial de despedida, de testamento, voltado para a herança preciosa. Quer deixar bem gravado a razão de sua vida: paixão por Deus e entrega total. Reparte o pão, distribui vinho e diz: “Eu sou assim, dou-vos minha vida, olhem o pão, é meu corpo sofrido, dilacerado, doado. Tomem o vinho, é meu sangue feito total doação. Nunca esqueçam disto, façam sempre em memória de mim”. Fazer “em memória” é muito mais do que repetir ritos, pronunciar palavras, realizar práticas devocionais, cumprir obrigações. “Fazer em memória”, é realizar seu desejo, continuar sua obra, é assumir “a ceia do Senhor” como adesão ao Projeto de Jesus que se fez “corpo entregue por vós”.
A festa de Corpus Christi é marcada por procissões públicas, ruas enfeitadas, celebrações festivas. Que seja uma proclamação pública de nosso assumir ser corpo doado, sangue derramado, vida doada. Que esta festa não se reduza à ruas artisticamente ornadas ou “piedade eucarística”, sem compromisso com a herança deixada por Jesus.
Ir. Zenilda Luzia Petry – IFSJ
No comments