Saboreando a Palavra
“Feliz aquela que acreditou” (Lc 1,29-56). Neste domingo em que celebramos a solenidade da Assunção de Maria, a Igreja do Brasil celebra também a Vocação à Vida Religiosa Consagrada. É o dia da Vida Religiosa Consagrada.
O evangelho da Solenidade da Assunção inicia com a partida apressada de Maria para visitar Isabel. Trata-se do mistério da “Visitação de Maria a Isabel”. Muito já se refletiu e se pode saborear na contemplação deste cenário. Do abraço destas duas mulheres cheias de afeto, brota o anúncio da grande alegria de um Deus que é total dom de misericórdia e que convida a proclamar a todas as nações a chegada daquele que dá sentido às nossas buscas mais íntimas. A Profecia se faz presente no cântico de Maria de que Deus vai derrubar os poderosos de seus tronos e elevar os humildes.
Portadoras do dom do Espírito Santo, uma jovem “virgem” e uma idosa “estéril” são geradoras de vida nova. As duas mulheres mostram a forma desconcertante de Deus agir: uma Virgem e uma Idosa, contra toda a lógica humana, concebem e geram vida, geram o novo dentro da história, um novo que é alegria, exultação, solidariedade, sensibilidade, atenção.
Maria e Isabel são ícones para uma VRC que crê que o divino Espirito fará surgir nela uma nova forma de vida, um novo renascer. Também são referências que nos despertam para entrarmos na dinâmica de “partidas apressadas”, para ir ao encontro do outro, da outra. Uma “Igreja em saída” é a palavra de ordem do Papa Francisco. Maria já se antecipou, em muito, nesta palavra de ordem, e agora nos desafia a fazer o mesmo. Isabel é convite especial às pessoas de mais idade, a crerem que sempre é possível ser geradora de vida. Certamente os ventres voltarão a exultar e experimentar a alegria da visita do Senhor.
Ir. Zenilda Luzia Petry – IFSJ
No comments