Saboreando a Palavra
O desafio de seguir Jesus – Mc 8,27-35 – Nesse mês dedicado à Bíblia, somos convidados/as a valorizar ainda mais a Palavra de Deus em nossa vida. Neste ano o mandato é: permanecei no meu amor. Permanecer “em” e “com” Jesus é a provocação do Evangelho deste 24º domingo do Tempo Comum, no qual podemos contemplar o Caminho escolhido por Jesus e o Caminho apontado a seus seguidores…
Para saborear melhor o texto, vamos situá-lo no contexto. Jesus havia curado um cego (Mc 8,22-26), uma cura difícil. Jesus teve que realizá-la em duas etapas. Marcos inicia uma secção no qual Jesus interroga sobre o que se diz a respeito dele. Com a resposta teoricamente acertada de Pedro, se dá o anúncio da cruz e a explicação do seu significado para a vida dos discípulos (Mc 8, 27 a 9,1). Jesus teve que fazer uma longa explicação a respeito do significado da cruz, pois os discípulos, cujo porta voz é Pedro, não conseguiam entender a proposta de Jesus. Pedro aceita Jesus como messias, mas não como messias sofredor. Ele está influenciado pela propaganda do governo da época que só falava do messias como rei glorioso. Pedro parecia cego. Não enxergava nada e ainda queria que Jesus fosse como ele queria. A cruz estava provocando nele a cegueira. Foi difícil a cura da cegueira de Pedro e dos discípulos.
O Evangelho deixa bem claro a existência da lógica humana e da lógica divina. A lógica dos homens, expressa na figura de Pedro, aposta no poder, no domínio, no êxito, dinheiro, fama… A lógica de Deus, assumida pela pessoa de Jesus, aposta na entrega da vida a Deus e aos irmãos, assumindo os valores do Reino e vivendo no amor, na partilha, no serviço, na solidariedade, na humildade, na simplicidade.
Vós, quem dizeis que eu sou? A pergunta de Jesus aos discípulos no evangelho é muito atual: ”Mas vós, quem dizeis que eu sou?”. A resposta não tem valor se ficarmos em informações “sobre Jesus”. É necessário que tenhamos um encontro pessoal com ele e o sigamos. Pode acontecer que nossas informações sobre Jesus não correspondam realmente à sua pessoa e seu projeto, mas se aceitarmos “permanecer com ele, sermos seus discípulos e discípulas,
aos poucos abriremos nossos olhos e passaremos a seguir realmente a pessoa de Jesus e assumiremos seu Projeto de Reino de Deus.
Ir. Zenilda Luzia Petry – IFSJ
No comments