Nossas Missões

Home » Nossas Missões

missoesA misericórdia do Pai nos conduz e nos envia em missão. Em 1973 a Congregação atendeu o apelo do Papa Paulo VI que disse: O Cristo aponta para a Amazônia. A Congregação, até então mais presente no sul do Brasil, alargou seus horizontes e assumiu uma frente Missionária no Norte do Brasil, estendendo-se depois ao Nordeste.

Desde 1994 estamos em Angola, um país irmão que então estava destruído pela guerra. O Amor misericordioso de Deus queria ser melhor difundido entre os que estavam tão feridos pelos anos de violência.

Em 2004 fomos para Honduras, um pequeno país da América Central, que sofre por ser “pequeno e pobre”, diante da cobiça de quem é maior.

Em 24 de julho de 2019 fomos para Timor Leste, em Laclo, Atendendo ao mandato missionário de Jesus, ouvindo os constantes apelos do papa Francisco, de sermos uma Igreja em saída, em atenção à decisão do capítulo Geral da Congregação de sermos testemunhas da misericórdia no Continente asiático.

Nestas terras atuamos em bonitos projetos de Evangelização, iniciativas na área de saúde, de educação e no atendimento social. Deus vai nos pedindo sempre mais. Nosso desejo é responder ao chamado e ir sempre mais em missão, para levar ao mundo a misericórdia do Pai no serviço aos mais pobres e necessitados.

A missão necessita de mais operários. Além das Irmãs, voluntários, benfeitores e colaboradores podem dar sua presença e contribuição.

Nossas Missões:
1– Missão Franciscana de São José – Sede em Luanda, Angola

MISSÃO FRANCISCANA DE SÃO JOSÉ – ANGOLA – ÁFRICA

Desde há anos que Congregação desejava assumir uma obra missionária mais arrojada, semelhante àquela que trouxe as Irmãs da Europa para o Brasil. Em seu Capítulo Ordinário de 1989, considerou que todo fiel e, em especial os Religiosos, são chamados pela Igreja a testemunhar e a anunciar a Palavra de Deus a quem não a conhece; que é uma necessidade partilhar o tesouro de seu coração e, unida ao desejo de implantar o seu Carisma em outras partes do mundo, determinou que o Governo Geral estudasse a possibilidade de um novo campo missionário.

O Governo Geral, após estudos e contatos diretos com Dom Eugênio Salessu da Diocese de Malanje Angola, recebeu o consentimento de instalar em 1992 uma Fraternidade de serviço à Diocese e ao povo de Deus de Malanje.

A primeira Fraternidade missionária na África foi constituída pelas Irmãs Blandina Petry, Adelina Doerner e Fé Farias Chaves. Nestes primeiros anos a missão foi marcada pela experiência de miséria, fome, doenças e constante risco de vida, em razão da guerra civil na qual Angola estava mergulhada. Por diversas razões, no dia 16 de fevereiro de 1993, a missão teve que ser suspensa. Após um ano, no dia 03 de março de 1994, foi retomada, não em Malanje, mas em Luanda, visto que Malanje era área demais conflitiva.

A missão foi crescendo novas fraternidades foram constituídas. A partir de 2007 a Missão Franciscana de São José conta com seis fraternidades. As Irmãs dedicam-se ao cuidado dos doentes nos diversos postos de Saúde, investem tempo, energia e paixão na educação, particularmente na alfabetização, doam sua vida na Evangelização e zelam pela formação de Jovens que cultivam a vocação para a VR.

A missão é constituída como Entidade e tem sua Sede em Luanda, cujo endereço é:

Missão Franciscana de São José
Rua Joaquim Rodrigues 74/76
Bairro Azul – Luanda – Angola
Fone: 00224 – 925959879

2 – Frente Missionária de Honduras.

FUNDAÇÃO MISSIONÁRIA DA CONGREGAÇÃO EM HONDURAS

Em 2004, o clamor da Misericórdia chama as Irmãs Franciscanas de São José para Honduras. As três primeiras Irmãs enviadas em nome da Igreja e da Congregação foram: Terezinha Jöenck, Marcilene das Graças Chaves e Wanderli Bernadete Steiner. Com ardor missionário, acompanhadas pela Superiora Geral, Irma Maria de Fátima Schwamberger, chegaram em Honduras no dia 07 de dezembro de 2004. No dia 08, sendo solenidade da Imaculada Conceição, ao participarem da Celebração Eucarística na Basílica de Suyapa em Tegucigalpa, o Cardeal Oscar Andrés Maradiaga, ao dar as Boas Vindas, disse que eram “um presente de Nossa Senhora de Suyapa para Honduras”. Dias mais tarde, chegando à comunidade de Jacaleapa, Padre Avilio Bustillo, ao apresentá-las à comunidade, disse que lhes trazia um presente de Deus: “Tres Hermanas misioneras brasileñas”.

Desde o inicio sentiu-se a calorosa, alegre e fraterna acolhida do povo hondurenho que, com sua curiosidade, fazia muitas perguntas e as Irmãs buscavam se fazer entender com suas balbuciantes palavras em espanhol. Mas, pouco a pouco, sentindo-se em “casa”, foram aprendendo a mesma linguagem do povo sedento de Deus.

Hoje as Irmãs buscam ser presença da misericórdia, colaborando nos serviços pastorais, sobretudo na liturgia e catequese, na visita e evangelização às comunidades, no atendimento aos idosos e doentes, no trabalho com crianças e jovens, combatendo a desnutrição, buscando dar uma formação integral e apoio através de reforço escolar, desenvolvendo também o Projeto Adoção a Distância para ajudar a crianças mais pobres que não tem a possibilidade de estudar.

Atualmente são duas Fraternidades em Honduras. A primeira, iniciada em 2004 em Jacaleapa e a segunda, iniciada em 2009, está situada em Texiguat, a paróquia mais pobre da Arquidiocese de Tegucigalpa. Entre montanhas e abismos, as Irmãs se dedicam totalmente ao Cuidado das pessoas: saúde, educação, evangelização, promoção humana.

Neste ano de 2014, celebramos os 10 anos de presença das Irmãs Franciscanas de São José em Honduras. Na Alegria do Evangelho esta Missão segue na Graça do Cuidado, com coração agradecido, mãos estendidas, pés ligeiros, confiando na Misericórdia de Deus que nos guia e sustenta.

A sede da missão em Honduras:

Hermanas Franciscanas de São José
Casa Curall – Iglesia Católica
Jacaleapa – El Paraíso
Honduras – Centro América

3 – Frente Missionária do Timor Leste

FRENTE MISSIONÁRIA EM TIMOR LESTE

Por ocasião dos 150 anos de Fundação da Congregação em 2017, despertou em nós Irmãs Franciscanas de São José, o desejo de partirmos para uma nova Missão, um novo Continente. Foi com este anseio que o Governo Geral anterior, propôs à Irmã Zenilda Luzia Petry em 2018 viajar para o Timor Leste com a proposta de conhecer e ver a viabilidade de concretizarmos este sonho. Irmã Zenilda quando esteve lá em julho de 2018, teve a oportunidade de visitar diversos lugares.

Em janeiro de 2019, foi apresentado a proposta ao XXVIII Capitulo Geral da Congregação, que atendendo ao mandato missionário de Jesus, ouvindo os constantes apelos do Papa Francisco, de sermos uma Igreja em saída, em atenção à decisão de sermos testemunhas da misericórdia no Continente asiático aprovou e sugeriu que já em 2019 iniciássemos esta nova Missão. Contando com a disposição e a coragem das Irmãs  Zenilda Luzia Petry e Zenaide Laurentina Mayer de assumirem esta nova  missão, partem para o Timor Leste, no dia 24/07/2019, em nome da Igreja e da Congregação.

O Local destinado para iniciarmos esta missão se localiza na diocese de Baucau – Paróquia São Vicente Ferrer, distrito de Laclo no município de Manatuto. Primordialmente, nossa missão é sermos uma presença de Misericórdia atuando nos trabalhos da Educação e Evangelização.

ENDEREÇO:

Fraternidade Missionária do Timor Leste
Aldeia Tahagamu, Suko Laco-Mesac
Posto Administrativo de Laclo,
Município de MANATUTO
TIMOR LESTE

Para correspondência:
Irmã (NN)
Irmãs de Laclubar
Caixa Postal 111
DILI – TIMOR LESTE