O que fazemos

Home » O que fazemos

Como servidoras do Reino de Cristo e solidárias com os excluídos do nosso tempo, como Irmãs Franciscanas de São José, procuramos ser presença de misericórdia em diversos lugares: Alemanha, Holanda, Brasil, Itália, Angola e Honduras. Prestamos serviços na área de educação e saúde, na evangelização, catequese, em pastorais diversas, na promoção humana social e cristã.

A exemplo de São Francisco de Assis, buscamos “ter o Espírito do Senhor e o seu santo modo de operar” nas diferentes situações do complexo mundo de hoje, buscando ser fiéis discípulas de Jesus Cristo, realizando a missão deixada pela nossa fundadora: “Difundir no universo o Deus da misericórdia”.

Procuramos de todo coração, servir generosamente a nossos irmãos, dando sempre preferência aos mais pobres e necessitados.

Como servidoras do Reino de Cristo e atentas aos apelos da Igreja, principalmente no serviço aos mais sofridos do mundo em que vivemos, dedicamo-nos às mais diversas atividades:

O que fazemos:
Evangelização

No tempo da Fundação da Congregação as Irmãs não exerciam atividades pastorais como hoje. Mas Madre Alphonsa inicia o Estatuto da jovem Congregação dizendo que as irmãs dedicam sua vida única e somente ao serviço de Jesus Cristo, o esposo escolhido, e seu agir se dirige exclusivamente à santificação do nome de Deus e promoção do Reino de Cristo.

Hoje, nós Irmãs Franciscanas de São José somos convocadas pelo Deus da Misericórdia, a sermos presença de fé, amor e misericórdia junto ao povo. Todas as nossas ações visam promover o Reino de Cristo.

A exemplo de São Francisco, quando somos enviadas a anunciar o Evangelho explicitamente, anunciamos e o fazemos engajando-nos nas diversas pastorais e missões.

• Servindo nos mais diversos trabalhos de evangelização em Paróquias
• No Cuidado Pastoral das Vocações
• Ministério da visitação
• No trabalho com as crianças, adolescentes e jovens
• No trabalho com as famílias, com os idosos
• Formação de Lideranças e ministérios leigos

Atuando nessas pastorais, somos chamadas a ser presença de misericórdia, colocando-nos no cuidado dos mais descuidados.

Educação

“A educação é um ato de amor” (Papa Francisco)

O ambiente de berço da fundadora Madre Alphonsa era de responsabilidade e estudo. Na infância/adolescência, recebeu sua educação básica na escola pública de Mertert/Luxemburgo e as matérias ensinadas na época eram alemão, francês, cálculos, caligrafia e religião. Cresceu tendo apreço por assuntos culturais, sociais e religiosos.

Madre Alphonsa observava o que se passava no mundo e teve abertura para perceber as necessidades de sua época e encontrar uma solução. Pelo grande trabalho desenvolvido no Instituto São José, na Escola São José de Beek/Holanda e em outros, a Congregação tem marca forte de atuação da Educação Infantil à Educação Básica.

Na vinda ao Brasil, a primeira escola se estabeleceu em Angelina já em 1928 e depois destas em outros estados e cidades. Até hoje, o serviço de Educação é um areópago de formação humana e cristã no sul, centro, nordeste do Brasil e em terras de missão.

Até hoje, o serviço de Educação é um areópago de formação humana e cristã no sul, centro-oeste, nordeste do Brasil e em terras de missão. Em âmbito de escolas públicas ou privadas, o grande escopo é formar pessoas para valores basilares da grandeza e da dignidade humana. Os espaços educativos servem para pequenas iniciativas e atitudes de solidariedade, de se colocar no lugar do outro, de relações de paz e fraternidade, enfim, uma práxis que visibiliza o dom da Misericórdia, que é Deus mesmo no coração de cada criatura. Tudo o que se ensina/aprende está ligado à vida (Maria Montessori). Além dos objetivos acadêmicos, o serviço educacional incentiva a aquisição de princípios e conhecimentos que podem ajudar, decisivamente, no protagonismo militante cristão de nossos colaboradores, de crianças e jovens e por extensão, suas famílias e comunidade local. Espaços da mídia, onde é possível, também são aproveitados para alargar e agregar colaboradores em nossa ação educacional.

Concretamente realizamos nossa missão educativa em:

• Creches
• Escolas públicas
• Escolas próprias da Congregação
• Educação de Adultos

Saúde

“As Irmãs recebam com amabilidade os doentes, pobres, presos que vem para serem cuidados.” (Madre Alphonsa)

Nossa fundadora era mulher de grande sensibilidade e de zeloso cuidado para com os doentes. Seu coração estava tão debruçado sobre a miséria humana do seu tempo, que fez da sua vida uma obra de Misericórdia. Pedia também às Irmãs que cuidassem dos doentes com amabilidade nos hospitais, nas psiquiatrias e penitenciárias, bem como dos doentes a domicilio. A atenção aos doentes era tal que seu primeiro empreendimento foi construir um hospital dentro dos mais novos padrões conhecidos de higiene daquele tempo. Além dos enfermos, também eram hospedados os pobres, idosos e doentes incuráveis. Sua largueza de coração era tal que acolhia no hospital os feridos de guerra, sem fazer diferença entre “amigos ou inimigos de guerra”. Tornou-se assim a “Mãe de Schweich”.

As sementes desta nobre missão, após 59 anos plantada em terras européias, germinou, cresceu e frutificou também em terras brasileiras. Em 1926, Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Governador do Estado do Paraná, solicitou Irmãs para dar inicio aos trabalhos no Hospital de Hanseníase em Piraquara PR. Era o sonho de São Francisco sendo concretizado pelas nossas Irmãs. Era “o beijo do leproso” sendo vivido pelas nossas Irmãs que, inflamadas pelo ideal da Misericórdia, queriam “levar Jesus Cristo aos mais pobres, marginalizados e abandonados da sociedade daquele tempo.”

Hoje, como Irmãs Franciscanas de São José, continuamos sendo chamadas, pela graça do cuidado e pelo vigor do carisma, a acolher, cuidar e dignificar a condição humana com olhar benigno, benevolente e afetuoso, neste mundo em que vivemos sem compaixão.

E assim tocadas pela graça, movidas pela compaixão, dedicamo-nos ao cuidado da vida:

• Na saúde Preventiva
• Em Unidades Hospitalares
• Em Postos de saúde
• Em Sanatórios de Hansenianos
• Em Lar de idosos
• No atendimento ambulante em Aldeias Pobres.

Ação Social

No tempo das revoluções sociais da Europa (1800 a 1900), nossa Fundadora abriu os braços para acolher crianças e idosos em desamparo, dando-lhes, além de um teto, pão e formação, também todo cuidado e afeto maternal.

Em 1885, fundou o Instituto São José, em Valkenburg/Holanda; um internato para crianças órfãs, pobres e de classe média, tanto para rapazes como para meninas, em substituição a casa paterna. Desde este início o fundamento do trabalho foi oferecer aquilo que o dinheiro não conseguia comprar como o amor, a bondade e a segurança da presença de alguém. O que hoje se traduz por carisma da misericórdia.

Madre Alphonsa sempre alertava às Irmãs que somente o cuidado para com o bem-estar físico dos pobres não era o suficiente, e chamava-lhes a atenção para a prática das obras espirituais de caridade. Além de boa alimentação, vestimentas e estadia, era da mesma importância que elas, como franciscanas misericordiosas, providenciassem também o bem-estar espiritual dos pobres e doentes.

Hoje, seguindo o exemplo de Madre Alphonsa, a nossa ação continua voltada, sobretudo, aos mais necessitados. A miséria, o abandono e a necessidade são o lugar preferido da nossa atuação como Irmã Franciscana de São José. A ternura, o cuidado e empenho em restaurar a dignidade humana movem nosso coração. Por isso nos dedicamos:

• No atendimento aos pobres e Menores carentes
• Na acolhida de crianças abandonadas, portadoras de HIV e outras necessidades
• Em abrigar e dar apoio aos familiares de pacientes internados
• Na acolhida de todas as pessoas que nos procuram para Encontros e Retiros.