ABERTURA DO ANO JUBILAR – 100 Anos da presença das Irmãs Franciscanas de São José no Brasil
Queridas Irmãs, Formandas, LFM! Paz e Bem!
Os caminhos do ano de 2026, começam a ser percorridos com memória agradecida! Com grande júbilo celebramos nosso Jubileu Missionário! Um passo imensamente significativo e decisivo para a vida de Nossa Congregação!
Sim, exatamente hoje, 19 de janeiro, foi o dia que marcou o início de uma viagem de importantes consequências para a nossa história: O envio e a partida das Oito Primeiras Irmãs como missionárias para o Brasil. Uma ousada aventura navegando por águas profundas revoltas e desconhecidas, mas com um coração cheio de coragem, esperança e valentia, com a fé e a certeza de que é o Senhor quem conduz o barco da nossa vida, vocação e missão. Ele é o Sábio Timoneiro de nossa História, escrita com as letras do Amor e do Cuidado, para a qual, neste Ano Jubilar, queremos olhar com reverência e muita gratidão. Nosso Jubileu centenário tem como Lema:
“Sem Tréguas de Miseri
córdia: Um Século de Graça e Missão no Brasil”
A força contagiante do ardor missionário de Madre Alphonsa semeada no coração de suas Irmãs, foi carinhosamente abraçada pela sua discípula e secretária Madre Casimir Wester que não descansou enquanto não via o pequeno barco que o Senhor lhe confiara, atravessando o Oceano para ver cumprir-se a palavra do Senhor: Vamos para outros lugares, pois para isso o fomos chamadas … cf. Mc 1,38. E isso mudou nossa História e determinou, silenciosamente o caminho de nossa Vocação.
Hoje, celebrando, aquele forte impulso missionário e sentimento de evangélica compaixão que em 1926 trouxe as nossas primeiras Missionárias para o Brasil, para o cuidado misericordioso dos hansenianos no Hospital São Roque, em Piraquara – PR, celebramos a força do Espírito que as chamou, enviou, moveu o seu coração e impulsionou a doação e o serviço destas Irmãs. Ao longo da história Deus continuou chamando e enviando muitas outras Irmãs, alargando o espaço de nossa missão no imenso Brasil e daqui estendendo-se para Angola, Honduras e Timor Leste onde, pela força do mesmo Espírito semeamos a Misericórdia, em nome do Senhor.
Muitas Irmãs doaram sua vida e celebram o Jubileu na Casa do Pai! Muitas se direcionaram para outros caminhos, mas carregam também o Gene da Misericórdia em sua missão. Hoje, aqui estamos nós, pequeno exército, mas a Missão continua grande! Como Família Religiosa, na força do Ano Jubilar, queremos reconstruir nossa casa de janelas e portas abertas para responder sempre com maior fidelidade ao mandato do Senhor nos dias de hoje.
Um centenário é ação de graças, e é também hora de Deus! Tempo de renovar o nosso compromisso e a nossa missão de Difundir no universo o Deus da Misericórdia! Vamos prosseguir juntas, sem Tréguas de Misericórdia, pois “Temos nas mãos o mesmo destino!”