Batismo do Senhor

06/01/2022

Este é meu Filho amado” – Lc 3,15-16.21-22 – Batismo do Senhor! A Festa do Batismo do Senhor encerra o ciclo litúrgico do Natal. Jesus aparece como o Filho amado e enviado pelo Pai, sobre quem repousa o Espírito e cuja missão é trazer a salvação para a humanidade. O cenário da narrativa é o Rio Jordão, onde João Batista realiza o batismo de conversão. Certamente não se trata de uma crônica de ordem histórica, mas de uma revelação teológica fundamental para nossa fé cristã. O relato vem acompanhado de três manifestações: 1)“Os céus se abriram”. Dizia-se que desde o pecado os céus estavam fechados. Não se tinha acesso a Deus. Agora os ‘céus se abriram’… 2)“O Espírito Santo desceu sob a forma de Pomba”. Desceu ‘sob a forma’, não é “uma pomba”. Certamente a imagem da pomba relembra o dilúvio, quando, com o raminho de oliveira, anunciou a paz. 3) “Ouviu-se uma voz do céu”. Após séculos de silêncio, sem a Palavra divina dos profetas, Deus voltou a falar com a humanidade. Um cenário de inefável significado.

A Trindade divina se revela plenamente no Batismo de Jesus, evidenciando a sua identidade e ação. Jesus colocou-se na fila dos pecadores, assumiu a realidade humana limitada, fez-se pecado para nos redimir. O Espírito desceu sobre Ele, confirmou a missão de Jesus e revelou a paternidade divina. Uma voz se fez ouvir no Céu: “Tu és o Meu Filho muito amado: em ti pus todo o meu agrado”. A declaração do Pai é uma chave de ouro de todo o Evangelho e mostra qual a missão do filho. Filho é aquele que fala com o Pai, que tem plena confiança no Pai, que cumpre a vontade do Pai. Jesus é este filho amado de Deus, que vai cumprir a vontade do Pai até o fim. É nosso mestre e Senhor, que nos ensina o caminho de fidelidade à nossa vocação e missão, recebidos no Batismo.

“Ser filho amado do Pai” é uma maravilha que se renova em nós quando recebemos o batismo. A festa do Batismo de Jesus é uma oportunidade de se rever o nosso Batismo. Sentimo-nos filhos, filhas amadas? Tantas vezes o batismo se reduz a um rito apenas, quando não uma festa de cunho somente social, longe de seu significado originário. Resgatar o sentido do Batismo, conservar essa vida divina é o que Deus espera de nós. O Evangelho da festa do batismo de Jesus nos mostra o caminho a seguir. Ir. Zenilda Luzia Petry – FSJ