PÁSCOA DE IRMÃ MARIA DE FÁTIMA CRESSONI – 16.05.2023

18/05/2023
Irmã Maria de Fatima Cressoni nasceu em Quataguases – MG, aos 16 de junho de 1952. É a primeira filha do senhor Nilo Cressoni e da Senhora Aimê Henriques Cressoni. O pai, brasileiro de origem italiana. O casal teve duas filhas e quatro filhos. Ir. Fátima contava sua história de vida, valorizando todos os momentos vividos, recordando pessoas e lugares por onde passou. Dava importância para as datas marcantes de sua vida: recordava, rezava, comentava e, dependendo da circunstância comemorava. Nesse sentido, depois da data do seu nascimento, a mais importante para ela era a do batismo em 24 de agosto de 1952, na Paróquia Santa Rita de Cássia, da Diocese de Leopoldina em Quataguases, Estado de Minas Gerais. Quem a batizou foi o Padre Calindo José da Cunha. Sua crisma também, foi na sua Paróquia Santa Rita de Cássia, em 1959, com Dom Geraldo F. Paes. Em 1960, seus pais, com seus 4 filhos: Fátima, Geraldo, Arimatéia e Vicente, deixaram Quataguases/ MG e foram para São Paulo e lá, começaram a morar na casa do seu tio, Edson Cressoni, no Bairro Jordano – Polis. Depois foram para Santo André, morar na casa do Sr. Ernesto (tio), na Rua das Nações. Mais tarde, seu pai alugou uma casa na Rua Betânia, no Parque das Nações. Depois mudaram-se para a Columbia, também no Bairro das Nações, até que seu pai, já trabalhando, comprou um terreno na Rua Etiópia, 246 – também no Parque das Nações, onde nasceram mais dois irmãos Francisco e Aimê Imaculada. Seus pais eram muito católicos e além disso, sr. Nilo era vicentino e toda família participava da Paróquia Senhor do Bom Fim. Seu Nilo também gostava de participar da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Parque Novo Oratório e levava seus filhos junto. Assim, cresceram e viveram num ambiente de oração, caridade, fé e respeito.
Um certo dia, a jovem Fátima foi procurar as Irmãs Franciscanas de São José, pois, seu coração “estava inquieto” e queria conhecê-las. Foi até a Creche onde as Irmãs trabalhavam, em São Paulo, e Ir. Arrmida Philippi, era a Diretora. Uma pessoa conduziu a jovem até a Capela e lá estava Ir. Cecilia Heerdt ensaiando cantos com os alunos e, quando os alunos foram embora, conversou com Ir. Cecilia colocando seus objetivos. E em pouco tempo, pode-se dizer que começou seu processo de discernimento vocacional.
Em 1976, lá estava a Fátima iniciando um estágio na referida Creche e tendo feito seu discernimento vocacional, pediu para ser admitida na Congregação e foi admitida ingressando no Aspirantado, no dia 28 de janeiro de 1977, sendo uma das primeiras Aspirantes da Província Cristo Redentor com Sede em Curitiba – Paraná. O Local em que fez essa primeira etapa de formação para Vida Religiosa, foi na Fraternidade Monte Alverne e no dia 17 de março, do mesmo ano, ingressou no Postulantado, permanecendo na mesma Fraternidade.
Em 11 de fevereiro de 1979, ingressou no noviciado e, a partir dessa data, recebeu o nome de Irmã; assim, todos passaram a chamar de “Irmã Fátima”. Seu Noviciado aconteceu na Fraternidade de Assis, em Curitiba – PR. Concluindo o noviciado, no dia 25 de janeiro de 1981, festa da Conversão de São Paulo, fez sua Primeira Profissão Religiosa, em Campo Comprido/Curitiba / PR e fez sua formação do Juniorato em cinco anos – no Estado do Paraná.
Em 26.01.1986 fez seus Votos Perpétuos.
Durante seus anos de Vida Religiosa trabalhou em diversos lugares no Paraná, São Paulo, Rondônia, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e Amazonas. Em 1995 e 1996, a Província Cristo Redentor solicitou à Irmã Fátima um desfio missionário. Participar de uma Fraternidade Missionária, Intercongregacional, em Corumbiara /Rondônia promovida pela CRB do PR. Esta experiência, de conviver e trabalhar com Irmãs de outra congregação foi marcante para Ir. Fátima, pois a qualquer momento recordava com carinho e saudades. Em 2002 solicitou ao Governo Provincial da PCR sua integração definitiva na Província Mãe da Misericórdia, com Sede em Ananindeua/PA e seu pedido foi aceito.
O ano de 2006, foi o ano da graça, pois, no dia 23 de junho, celebrou seu jubileu de 25 anos de vida Consagrada, em Angelina /SC. Agradecida, ela mesma escreveu na Crônica da Fraternidade o que significou celebrar o Jubileu: “Momento de fazer o retiro, rever Irmãs e conhecer outras, como também, ficar conhecida por mais irmãs que eram mais idosas. Agradecer a Deus por festejar com as jubilares das Províncias: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cristo Redentor e a Mãe da Misericórdia”.
Neste ano, teve a graça de fazer a Experiência nos Caminhos de Madre Alphonsa e São Francisco em Schweich / Alemanha e Assis, na Itália. Esse tempo, vivido nas terras onde nasceram nossos santos fundadores(as), da espiritualidade franciscana, veio completar e confirmar o que buscava e vivia no seu cotidiano.
Em 2021 completou seus 40 anos de Vida consagrada. E foi celebrado com alegria, simplicidade e fé. Todos e todas, são testemunhas da atuação de Ir. Fátima em Capinzal, de modo particular nas visitas às famílias… Praticamente, todas as famílias, da pequena cidade foram visitadas por ela. Outro testemunho bonito, a própria Ir. Maria Aparecida C. Chaves, Superiora Provincial, numa visita às Irmãs da sua Fraternidade, e, conversando com um senhor da comunidade, ouviu ele dizer: “Esta Irmã é incrível! Ela vai atrás das pessoas menos favorecidas, aquelas que não fazem parte de nada na comunidade… Ela tem um jeitinho especial de chegar até as pessoas e assim vai conquistando…. e acaba descobrindo que pode ajudar em algo e, dessa forma nasce novas lideranças na Igreja… Ela se importa com a gente, ela reconhece a gente… Só pra lhe dizer, nesse festejo do nosso padroeiro São Sebastião, ela trouxe pessoas para trabalhar que nunca tinham participado, e agora estão junto, nos ajudando”. No final, o senhor se declarou: “Eu sou um deles”. Que bonito! O fato de a Irmã não poder fazer o que precisava, atendendo os mais pobres e necessitados, procurava sempre dialogar com a Provincial e/ou Conselheira provincial, para encontrar um novo jeito de viver. Sonhava com algo novo, estava sempre com ideias novas e por vezes, aos nossos olhos quase que impossível de realizar. Era uma “alma inquieta” … Rezava seus sonhos, escrevia constantemente suas propostas em qualquer papelzinho que achava para não perder a ideia, e quando tinha oportunidade, partilhava as suas inspirações e dizia, “Agora pode não ser possível acontecer, mas daqui há dez anos…” e dava uma risadinha “de leve” e muito terna.
Em janeiro de 2023, Ir. Fátima se despediu da Fraternidade Santa Inês e foi integrada na Fraternidade Mãe da Misericórdia na Sede Provincial e, enquanto se pensava nos preparativos da nova missão na Paróquia Jesus Bom Pastor, Diocese de Abaetetuba, no Baixo Acará, foi convidada para participar da semana missionária da Congregação, na Diocese de Almenara/MG, no Vale de Jequitinhonha, nos dias 16 a 23 de julho/23, 16 pois desde que ela deixou Rondônia, começou falar que seria bom as Irmãs Franciscanas de São José, marcar presença nesta região… E dessa vez vai acontecer… Tendo dado seu sim, para participar da semana missionária com outras Irmãs, LFM e colaboradores, intensificou seu tempo, nos meses de fevereiro, março, abril e maio, focada nos preparativos das duas missões.
Nessa dinâmica, no dia 12 de maio, entregou para a Ir. Aparecida, uma cópia da sua ficha, preenchida no dia 08, para enviar à coordenação da semana missionária, para que ela, tomasse conhecimento e assim escrevia preenchendo a ficha: “Meus dons: Visitas às famílias; pastorais sociais, em pequenos grupos e saúde natural. Minhas dificuldades: Falar em grupo grande; alergia de ar condicionado, tosse e refluxo. Objetivo de ir às missões: aprender a sabedoria do povo; testemunho de fé no Deus de Jesus Cristo; conviver com pessoas do lugar e missionários. Não conheço o vale de Jequitinhonha. Como me vejo retornando das missões? Com alegria por ter sido escolhida para a missão. Iniciar uma missão na periferia (interior), com energia e coragem. No dia 15, Padre Lindoval Pinheiro de Araújo, fez questão de mostrar a casa onde seria instalada a nova fraternidade, e Ir. Fátima em poucas horas já estava familiarizada com os moradores.
No dia 16, logo cedo fez contato com seus irmãos e irmãs, que moram em São Paulo, partilhando a alegria da nova missão, enviou mensagem para algumas pessoas e pôs-se a trabalhar em prol da missão de Almenara. Como tinha pressa de preparar as coisas para a missão, às 14:50, saiu para o comércio afim de comprar alecrim e, na volta, foi atropelada por uma carreta na BR 316. KM 09. Foi socorrida e levada para o Hospital Metropolitano de Ananindeua/ PA. Porém, o acidente foi tão grave, que ela não resistiu, pois, teve choque hemorrágico e ruptura de vasos ilíacos.
Aos 70 anos de idade e 42 anos de vida Religiosa Consagrada, fez sua Páscoa definitiva às 17:15, deixando todos nós perplexas (os). Logo após o acidente e ainda consciente, aproximou-se dela o jovem Henrique Santos que prestou socorro, enquanto tentava falar com ela, e querendo acalmá-la também ela, com sua voz doce e serena disse: “Meu filho, Jesus está aqui do meu lado, eu amo muito Ele e Ele me ama também. O céu é o nosso lugar”. Pelos relatos, estas foram as últimas palavras da nossa querida Ir. Fátima. Essa atitude nos últimos momentos de sua vida, expressa, o modo de ser e de viver da nossa Irmã: “Uma pessoa bem atenta e disposta, de oração e escuta com os braços erguidos para o céu, sou testemunha de que falava com Deus e já estava em Deus… Temos muitos testemunhos das pessoas pelas quais passavam pela vida de Ir. Fatima. “Somos testemunhas de que nossa Irmã, nunca deixou de anunciar aquilo que pudesse ser de proveito para nós, nem de ensinar de casa em casa”. Insistia pela conversão a Deus e que acreditassem em Jesus nosso Senhor e na sua Palavra, dizia sempre: “Deus é por nós e Maria está a nossa frente. Ela foi, fiel ao mandato do Senhor – “Ide anunciai…” em todos os lugares por onde passou fazia este anúncio visitando doentes e famílias. Somos testemunhas de que todos os dias dizia: “É necessário fazer a Pastoral da visitação. E isso fazia com alegria. Dizia também: Se não saio de casa e visito pelo menos um doente ou uma família, meu dia fica incompleto. Seu interesse pela saúde era grande, não só dela, mas também dos outros. Tinha uma preocupação pelo meio ambiente e pela boa alimentação, saudável. Queremos recordar sempre Ir. Fátima, o que foi em vida e continuará sendo no céu, a Irmã Franciscana de São José. Pedimos a ela e a Madre Alphonsa que intercedam junto de Deus, para que tenhamos santas vocações e rezem por nós para continuarmos nossa missão e sermos fieis até o fim. Gratidão Irmã Fátima! Saudades! Descanse em paz! Amém!
Ir. Fatima