Saboreando a Palavra

28/08/2018

Saboreando a Palavra – Mt 21,28-32
Celebramos neste domingo o ”Dia Nacional da Bíblia”, em homenagem a São Jerônimo (30/09), que dedicou 35 anos de sua vida na tradução da Bíblia…

A melhor homenagem que podemos fazer à Bíblia é ler, estudar e, sobretudo, VIVER a Palavra de Deus. ”Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática…”
A Parábola que a Liturgia nos oferece neste dia é exclusiva de Mateus. É narrada aos “chefes dos sacerdotes e os anciãos do povo” (cf. Mt 21,23), os “profissionais da religião Trata-se de parábola muito simples, de fácil memorização. “Um pai tinha dois filhos e enviou-os a cuidar de sua vinha. Um disse que ia, mas não foi; outro que não ia, mas depois foi. E então vem a pergunta de Jesus: quem realizou a vontade do pai?” A resposta é clara: Não quem disse ”Sim”, mas quem fez a vontade do Pai. A Parábola tinha endereço certo: Os dois filhos representam dois grupos do tempo de Jesus: os ”pecadores inveterados” e os ”justos estabelecidos”.
Os dirigentes judeus eram os ”justos estabelecidos”, fiéis praticantes da Lei, que há séculos tinham dito o seu SIM a Deus pela Aliança, e agora rejeitavam o Cristo, enviado de Deus e ficavam fora do Reino… O modo como viviam o seu ”Sim” à Lei os levou a dizer ”Não” ao Evangelho.

Os ”pecadores inveterados” eram os cobradores de impostos e as prostitutas que, por muito tempo, disseram NÃO à vontade de Deus expressa na lei, mas agora acabavam dizendo ”SIM” ao apelo de Jesus e entravam no Reino, seguindo a sua proposta
A conclusão da breve parábola é desconcertante: “Em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas estão vos precedendo no Reino de Deus”. Jesus afirma que os “pecadores inveterados” precedem os “profissionais da Religião” no Reino de Deus.
Ir. Zenilda Luzia Petry -IFSJ