Saboreando a Palavra

28/08/2018

Jo 2,1-11 – Cuidar da alegria
Domingo, dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, 2º Domingo do mês, dia do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, Pará. É também o dia das Crianças. É dia de festa, celebração, alegria, uma festa muito esperada e bem preparada.
O Evangelho deste domingo também fala de festa, uma festa de casamento em Caná da Galileia. A cena tem caráter claramente simbólico. A noiva e o noivo não são identificados, não falam e não atuam. Há um convidado especial, com seus discípulos, e há uma mãe sensível e atenta.
A festa de casamento na Galileia era muito esperada. Durava vários dias, numa alegre confraternização de familiares, amigos e convidados, que dançavam, comiam e bebiam. O vinho era indispensável. Além de “alegrar o coração”, era o símbolo mais expressivo do amor e da alegria. A mãe de Jesus, a grande Cuidadora da alegria, foi a primeira a perceber: “Eles não tem mais vinho”! A solução é uma só: fazei tudo o que ele vos disser”.
A alegria da festa, a alegria do amor, a alegria das crianças, a alegria da vida necessita ser cuidada. A Mãe Aparecida, a Virgem de Nazaré, a mãe de todos nós nos indica o caminho. Cuidemos da alegria da vida!
Ir. Zenilda Luzia Petry