Saboreando a Palavra
Mt 22,34-40 – Na busca do essencial
Neste domingo em que a nação brasileira vai mais uma vez às urnas para escolher o próximo Presidente da República, a liturgia continua nos presenteando com textos do confronto de Jesus com as lideranças judaicas. Mais uma vez os fariseus criam armadilhas para desacreditar Jesus, ou acusá-lo e condená-lo. Desta vez não é uma questão política, de pagar imposto a César (Mt 22,17). No presente texto o assunto é religião: ”Qual é o maior dos mandamentos?”
A questão dos mandamentos era muito polêmica entre os líderes religiosos daquele tempo. Sabemos que Jesus foi acusado muitas vezes de não guardar o sábado, considerado por alguns como o maior dos mandamentos. Por outro lado, os judeus tinham 613 leis e, naturalmente, era difícil observar todas. As leis, os mandamentos, cujo sentido original era a defesa da vida, no tempo de Jesus era uma verdadeira escravidão.
Os fariseus perguntam pela lei maior. Mesmo que a pergunta tenha sido uma armadinha, a resposta de Jesus é a grande revelação do Evangelho. Baseado na própria Escritura, Jesus responde: ”Amarás o Senhor teu Deus com todas…” (Dt 6,5). ”Amarás teu próximo como a ti mesmo…” (Lv 19,18).
Jesus mostra que o amor a Deus e ao irmão são o essencial da Lei. Oxalá isto fosse mais bem compreendido na prática de nossa vida!
Ir. Zenilda Luzia Petry