Saboreando a Palavra

28/08/2018

Vigiai – Mc 13,33-37
Neste dia 30 de novembro a Igreja celebra o 1º domingo do Advento, um tempo propício para reflexão profunda, espera vigilante, cuidado generoso. Também neste domingo abre-se o ano da Vida Religiosa Consagrada, tempo este assim desejado e declarado pelo Papa Francisco.

A Palavra de Deus, além de nos inserir na liturgia neste rico tempo de espera, certamente é portadora de boas novas para os atuais contextos. A Leitura de Isaias é uma súplica ardente ao Deus da História, pedindo um Salvador. Pedido semelhante faz a Vida Consagrada, que muitas vezes se sente em situação de deserto, ou mesmo de Exílio.
O Evangelho (Mc 13,33-37) é uma exortação à atenção e à vigilância constante para preparar a vinda do Senhor. Em linguagem apocalíptica, o texto encerra o ”discurso escatológico” do Evangelho de Marcos. A parábola afirma que um homem partiu de viagem, deixou sua casa, deu autoridade aos servos, distribuiu a cada um as respectivas responsabilidades. Ao porteiro deu a ordem que vigiasse. A conclusão do discurso é que todos estejam vigilantes.

Vigiar, velar, estar atento, zelar, estar de sentinela, guardar, cuidar, é o modo de ser de quem se coloca no caminho do seguimento de Jesus, nas trilhas da misericórdia.
Ir. Zenilda Luzia Petry – IFSJ