Saboreando a Palavra
Ir para o Deserto – Mc 1,1-8 – 2º Domingo do Advento
“Começa a Feliz Notícia de Jesus Cristo, o Filho de Deus”. Esta é a abertura do 2º Evangelho, um jeito alegre e esperançoso de iniciar uma obra. É a porta de entrada de todo o Evangelho de Marcos, evangelho este que vamos ler mais intensamente em 2015.
Este grande acontecimento da presença do Filho de Deus na história exige preparação. Parece que o período do DESERTO é o ambiente pedagógico ideal para esta preparação: sobriedade, partilha, silêncio, mudança de ótica. A figura austera de João Batista fala por si mesma. Não é gratuito o fato de ele estar no DESERTO pregando e convocando as pessoas a se converterem e se batizarem, ou seja, entrar numa nova dinâmica de vida.
A vinda do Senhor precisa ser cuidadosamente preparada. Infelizmente estamos desfocadas/os nesta preparação. Fazemos o inverso do que fez João Batista. Não usamos vestes rudes e nossas mesas são fartas. O deserto não é mais o ambiente privilegiado deste tempo de espera.
O Evangelho neste 2º domingo do Advento nos convida a ir ao Deserto para assim seguir o caminho aberto por Jesus e reorientar a nossa vida.
Ir. Zenilda Luzia Petry