Saboreando a Palavra
”Alegrai-vos”- Jo 1,6-8.19-28
O terceiro domingo do Advento é o chamado “domingo da alegria”. O Natal se aproxima e a Liturgia nos convida à alegria. No Evangelho, João Batista dá o motivo da ALEGRIA: ”Já está no meio de vós aquele que ainda não conheceis…” (Jo 1,6-8.19-28). O Senhor já está no meio de nós, mas não reconhecemos a sua presença. O mundo prefere as trevas… Eis a grande desarmonia na qual a humanidade mergulhou.
Mas Advento é esperança, é certeza de que a luz vai brilhar para nós em todo o seu esplendor, mesmo que ainda não estejamos na experiência do “conhecer”.
Quem cultiva o olhar em novos horizontes, prorrompe em brados de alegria quando, ainda que apenas vislumbre, o aproximar-se da Luz. O anúncio do Batista já enche de alegria os corações que palpitam no ritmo da esperança: ele é a Luz e a luz já brilha em meio às trevas.
Sabemos por experiência que a luz só é ”Luz” quando tomamos consciência da sua ausência, ou seja, das trevas nas quais habitamos. É preciso querer descobri-la, cuidar para que “ventos contrários” não a apaguem, dilatando nosso coração em alegria, como nos sinaliza o Papa Francisco. A vinda de Jesus ao mundo, que celebramos no Natal, é fonte de perene alegria.
Ir. Zenilda Luzia Petry – IFSJ