Saboreando a Palavra

28/08/2018

Alegra-te, amada de Deus – Lc 1,26-38
São três os personagens que nos acompanham no tempo do Advento: Isaias, João Batista e Maria. Com Maria se realiza a promessa de Deus. Ela, com seu SIM, torna-se morada de Jesus. Israel esperava o Messias: um grande rei, forte, rico e poderoso. Por isso olhava para Belém, a cidade natal de Davi. O olhar de Deus, porém, não se voltou para as cidades famosas da Judéia, mas para um povoado pobre e insignificante da Galiléia (Nazaré).
Em Nazaré, na periferia do mundo de então, ecoa uma mensagem que muda a face da terra: Alegra-te, ó amada de Deus, o Senhor está contigo”. A alegria de Maria não depende de se tornar a mãe de Jesus, mas porque o ”Senhor está contigo”.
Deus faz uma proposta a Maria. Diante da dificuldade apresentada, o Anjo lhe garante: ”O Espírito Santo descerá sobre ti, e conceberás e darás à luz um Filho…”
A resposta de Maria abre caminho para a salvação da humanidade: ”Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.”

A alegria de Natal só pode ser plena se o Senhor estiver conosco e se tivermos a mesma disposição de Maria: Faça-se em mim segundo a tua Palavra.