Saboreando a Palavra
Tu és meu Filho muito amado – Mc 1,7-11
Festa do Batismo do Senhor! Nova “epifania”, a revelação por excelência. A celebração do Batismo do Senhor nos oferece possibilidades de muitos enfoques e reflexões. Está em continuidade à festa da Epifania, na qual Jesus vai se dando a conhecer como o Messias enviado, o Filho de Deus amado.
No Evangelho deste dia podemos seguir João Batista proclamando a vinda tão esperada do Messias prometido, do qual ele se considera indigno de sequer desatar a correia da sandália. Mas eis uma cena que desconcerta! Jesus entra na fila dos pecadores para receber o Batismo de penitência e conversão. Se faz solidário com os pecadores, os excluídos, os portadores de impurezas legais. Neste cenário, Jesus vê “os céus se rasgarem” (1,10) e ouvir a declaração mais reveladora do Pai: Tu és meu Filho muito amado; em ti ponho a minha afeição. O Filho amado do Pai é o profeta solidário e compassivo. Este é o nosso Deus: um Pai apaixonado pelo Seu Filho, cuja afeição é revelada pelo Espírito Divino.
Neste dia, a Trindade se revela em toda a sua plenitude, Deus Trindade, dinâmica de comunhão, ícone da Vida Religiosa Consagrada.
Ir. Zenilda Luzia Petry – IFSJ