Saboreando a Palavra

28/08/2018

Mc 1,14-20 – O Reino de Deus está próximo!
Eis a chave de ouro que abre a grande novidade de Jesus! Após a notícia da prisão de João, o precursor, Jesus assume o confronto direto com o reinado de Herodes e de Tibério, reinado este que prende e mata os profetas, impede a justiça, a solidariedade, a compaixão. Não é de graça que Marcos situa a iniciativa de Jesus logo após a prisão do Batista. Um novo reinado deve ser iniciado, o reinado de Deus. “Cumpriu-se o tempo”. As prerrogativas deste reinado são: conversão, arrependimento e “crer no Evangelho”, ou seja, adesão à Boa Nova de Jesus.
Para dar início a este novo tempo, a esta nova forma de vida, ao reinado de Deus, Jesus chama seguidores, forma uma comunidade, constitui um grupo de “irmãos”, a grande novidade para o contexto da época. Estas pessoas simples, trabalhadores, acolhem o chamado e largam tudo. O Evangelho afirma que eles respondem ao chamado “imediatamente”. Parece mesmo que Jesus tem pressa para realizar a obra, escolhe “quem ele quer” (Mc 3,13) e os envia logo a expulsar demônios, ou seja, a combater o reinado de Herodes e do imperador, habitado pelo poder que destrói.
Mas a grande Boa Notícia é esta: o Reino de Deus está próximo! É esta a grande notícia a ser anunciada ao nosso mundo, tão dominado hoje por outros reinos…
Ir. Zenilda Luzia Petry – IFSJ