Saboreando a Palavra
“Os anjos o serviam” – Mc 1,12-15
Primeiro domingo da Quaresma e é o evangelista Marcos que nos apresenta Jesus de maneira muito simples, mas muito messiânica. Após o batismo, quando o Pai confirma Jesus como “meu Filho amado”, como o homem do “meu coração, do meu projeto”, o Espírito impele Jesus ao deserto por quarenta dias.
Deserto recorda o Êxodo. Certamente o Espírito conduz Jesus para dar início a um novo êxodo, a uma nova história da salvação. Como outrora o povo sofreu tentações nesta travessia, Jesus também é tentado. Parece não ser importante, para Marcos, detalhar o conteúdo das tentações, como o fazem Mateus e Lucas.
Marcos, diferente dos demais, afirma que Jesus “vivia entre as feras e os anjos o serviam”. A referência às feras parece sinalizar para os tempos messiânicos, tão belamente descritos pelo profeta, onde “lobo morará com o cordeiro…” (Cf Is 11,6-9).
O “serviço dos anjos” mostra uma especial proteção divina. Anjos são os familiares de Deus. Familiares de Deus são os que servem. Servir é a identidade do discípulo de Jesus. Servir foi a auto apresentação de Jesus: “Eu vim para servir” (Mc 10,45).
A CF de 2015 nos convoca a entrar nesta dinâmica: “os anjos o serviam”.
Ir. Zenilda Luzia Petry – IFSJ