Saboreando a Palavra

28/08/2018

Este é o meu Filho amado: escutai-o – Mc 9,2-10
Escutar é a ordem do Pai neste domingo. Escutar! Escutar o Filho amado! A escuta é uma arte muito difícil, pois escutar o outro exige silenciar o EU. Em tempos de predomínio da subjetividade, não conseguimos acolher a mensagem que a outra pessoa tem para partilhar. Escutar é aproximar-se do outro com calma, sem preconceitos, entrar pela porta do coração.
No conhecido Evangelho da transfiguração, Jesus leva consigo Pedro, Tiago e João, os três discípulos mais resistentes ao ensino de Jesus e os mais afoitos em emitir seus próprios pareceres a respeito dos gestos e palavras de Jesus. Pedro se opõe radicalmente à cruz. Estes três discípulos, símbolo de todos os seguidores de Jesus precisam escutar o Filho amado.
No episódio da transfiguração, muitos aspectos merecem ser contemplados e saboreados. Mas em tempo de quaresma é bom deter-se na proclamação do Pai que declara Jesus seu filho amado e que ordena a escutá-lo. E neste ano, com a CF, a palavra de Jesus é: Eu vim para servir (Mc 10,45). É o Filho amado do Pai, a quem devemos ouvir, que convoca seus discípulos a se porem a serviço.
Ir. Zenilda Luzia Petry – IFSJ