Saboreando a Palavra
Jo 20,19-31 – Domingo da Misericórdia
A narrativa deste domingo, dia da misericórdia, apresenta a nova comunidade que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus, e nos convida a viver a fé em Jesus ressuscitado. Ocorrem no texto dois encontros com o Ressuscitado: um sem Tomé e outro com ele presente. Pode-se supor que se trata de uma catequese sobre a presença de Jesus no meio da comunidade e do itinerário a ser percorrido para se chegar a crer.
Por duas vezes se afirma que os Apóstolos estão reunidos, mas ”trancados” e dominados pela incredulidade, pela tristeza e pelo medo. O Ressuscitado derruba as trancas e restaura a paz e a alegria. Por três vezes afirma: “A paz esteja com vocês”. A identidade da nova comunidade é Paz, perdão, fé, missão, MISERICÓRDIA, nascidos num clima de alegria e de vitória.
Inicia uma nova Criação: “era o primeiro dia da semana”. E ”Jesus soprou sobre eles”, como Deus na criação do homem (Gn 2,7) e acrescentou: ”recebei o Espírito Santo”. Com o dom do Espírito Santo, o Senhor ressuscitado inicia um mundo novo e com o envio dos discípulos se inaugura um novo povo, que crê em Cristo e testemunha a verdade da Ressurreição.
Como se chega à fé em Jesus Ressuscitado? A Comunidade é o lugar natural onde se manifesta e se irradia o amor de Jesus. Longe dela, Tomé não acreditou na palavra de Jesus, nem dos colegas. Sua fé se reacendeu, quando no ”Dia do Senhor” voltou à Comunidade e fez um belo ato de fé: ”Meu Deus e meu Senhor”! E Jesus conclui dizendo: “Creste Tomé porque me viste. Felizes os que crêem sem ter visto”. A fé e a alegria pascal são características da comunidade movida pela Misericórdia.
Ir. Zenilda Luzia Petry – IFSJ
No comments