Saboreando a Palavra
“Permanecei em mim”. Jo 15,1-8
Segundo o relato evangélico de João, nas vésperas de sua morte (Jo 13-17), Jesus revela aos discípulos seus desejos mais profundos: ”Amai-vos”… “Permanecei em mim”. E Jesus afirma ”Eu SOU a Videira Verdadeira”. Essas palavras, numa ceia de despedida, representam o seu ”Testamento”. Na Bíblia, a imagem da ”Vinha” é muito frequente: Israel era considerado uma vinha plantada pelo próprio Deus, mas que deixou de produzir frutos. A razão de ser de uma vinha é produzir frutos. JESUS se apresenta como a ”Videira verdadeira”, capaz de produzir frutos. As suas palavras não podem ser mais claras e expressivas: ”Assim como o ramo que não fica unido à videira não pode dar fruto, vocês também não poderão dar fruto, se não ficarem unidos a mim”.
Jesus não somente pede que “permaneçam” nele, mas também que ”as suas palavras permaneçam neles”. Que vivam do seu Evangelho. Utiliza uma linguagem clara: ”Eu sou a videira e vocês são os ramos”. Nos discípulos deve correr a seiva que vem de Jesus. “Aquele que permanece em mim e eu nele, esse vai dar fruto abundante porque sem mim não podem fazer nada”. Separados de Jesus os discípulos não podem fazer nada. E o Evangelho ainda revela o cuidado necessário para que a videira produza frutos. Duas coisas são necessárias:
a) A Seiva da Videira, pois ”sem mim nada podeis fazer”. O texto fala 8 vezes em ”permanecer em Cristo” e 7 vezes em ”dar frutos”. Se não ”permanecer” unido a Cristo, recebendo essa seiva, os ramos se tornam secos e estéreis, que serão cortados e jogados fora…
b) A Poda, gotas que parecem lágrimas chorando de dor…mas necessária, ”para dar mais fruto”, pois sem poda a videira terá muita folha, mas pouco fruto.
Poderíamos ainda resumir a mensagem deste Evangelho em três Palavras:
1 – Um Apelo: ”Produzir frutos”
2 – Uma Condição: ”Permanecer unido a ele”.
3 – Uma Advertência: quem não ”permanece” unido não dá frutos.
Ir. Zenilda Luzia Petry – IFSJ
No comments