Saboreando a Palavra

28/08/2018

“Uma Igreja pobre para os pobres” (Mc 4,26-34). É este o sonho de Igreja do Papa Francisco. No Evangelho deste 11º domingo do Tempo Comum, tempo da “Igreja em saída”, Jesus narra duas parábolas que falam do Reino de Deus. Sabemos que a missão de Jesus foi revelar esta realidade do Reino do Pai e o fez por gestos e palavras, atitudes e ensinamento.
O Reino ou o Reinado de Deus é uma grandeza que custou o preço do sangue derramado do filho de Deus. No entanto, Jesus fala do Reino de Deus pelo caminho da pequenez: O reino é como semente colocada na terra e que cresce sem ser percebida. Ou o reino é como um grão de mostarda… a menor de todas as sementes. Nada de grandezas, de triunfos, de manifestação de poder. Pequeno, invisível, frágil, mas com força de transformação e de produção de frutos.
A Igreja, realidade que surgiu com a missão de ser a promotora e construtora do Reino de Deus, deverá seguir os passos e a pedagogia de Jesus: “uma Igreja pobre e para os pobres”, capaz de ver os sinais do Reino nas pequenas coisas, nos mais pobres e excluídos. “Eu te bendigo Pai, porque revelastes estas aos pobres e oprimidos” (Mt 11, 25).
Ir. Zenilda Luzia Petry

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *