Saboreando a Palavra

28/08/2018

24/08 – XXI Domingo do TC
Mt 16,13-20
Ser discípulo de Jesus traz consigo opções dentro da opção fundamental. Seguir Jesus é uma decisão primeira. Assumir o seguimento em toda a sua plenitude, é processo feito de opções cotidianas.
Jesus percorre a Galileia e chega à Cesareia de Filipe, região habitada por pessoas da classe dirigente dos Judeus. O nome da cidade já indica a sua peculiaridade: uma homenagem a César Filipe, imperador romano.
Nas nossas Igrejas, este texto é usualmente lido na perspectiva do primado de Pedro. Mas se dermos atenção, porém, ao contexto no qual esta narrativa está inserida, vamos perceber que se trata de um contexto conflitivo. Jesus acabara de alertar a respeito do perigo do fermento dos fariseus e saduceus (cf. Mt 16, 5-12) e prossegue falando de sua morte violenta (cf. Mt 16,21-28). O texto mostra ainda que Pedro, respondendo corretamente à pergunta feita por Jesus, não consegue compreender a identidade e o projeto do Messias a quem ele pensa seguir. Um messias servo, humilde e crucificado não está ainda no horizonte de Pedro e, certamente, também não está no horizonte da maioria dos cristãos hoje.