Saboreando a Palavra

28/08/2018

“Quem tem olhos não quer enxergar” – Mc 10,35-45 – Na estrutura literária do Evangelho de Marcos, o texto do 29º Domingo do TC situa Jesus quase no fim da caminhada para Jerusalém, o lugar do desfecho de toda a missão d’Ele. Pela terceira vez, Ele anuncia sua paixão e morte: “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos chefes dos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. Vão caçoar d’Ele, cuspir n’Ele, vão torturá-lo e matá-lo”.
Novamente os discípulos, cegados pela ideologia dominante, não são capazes de entender o sentido da vida de Jesus e o que significa ser discípulo d’Ele. Como Pedro depois do primeiro anúncio, os Doze depois do segundo, no 3º temos João e Tiago, representando os demais que, não só não entendem, mas continuam com suas ambições pessoais. Pedem um lugar na glória do Reino, um à direita e outro à esquerda. Por mais que tenham acompanhado Jesus por um bom período de tempo, por mais que Jesus tenha ensinado até em particular, não entenderam a proposta de Jesus. Estavam fechados em seus próprios interesses. Tem olhos, mas não conseguem ver o que Jesus propõe. Não conseguem sair de sua “zona de conforto”.
Jesus reage com firmeza: ”Vocês não sabem o que estão pedindo!” Jesus quer saber se eles, em vez do lugar de honra, aceitam entregar a vida até a morte. Os dois respondem: ”Podemos!” Parece uma resposta da boca para fora, superficial, impensada, pois dias depois, abandonaram Jesus e o deixaram sozinho na hora do sofrimento (Mc 14,50). Eles não têm muita consciência crítica, nem percebem sua realidade pessoal, não percebem a superficialidade de sua visão e compreensão da pessoa de Jesus. Um perigo que ameaça a nós hoje e sempre.
Que neste domingo, dia Mundial das Missões, nos deixemos afetar pelas exigências de Jesus e nos consagremos a anunciá-lo como Senhor e Salvador do mundo. Ir. Zenilda Luzia Petry – IFSJ

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *