Solenidade da Santíssima Trindade

10/06/2022

Não podeis compreender as coisas agora – Jo 16,12-15 – Solenidade da Santíssima Trindade! A Solenidade que celebramos neste domingo não pretende nos levar a compreender o mistério que se esconde por detrás de “um Deus em três pessoas”. A Santíssima Trindade é um mistério para ser contemplado e não um assunto para ser investigado. Trata-se de um convite a nos unirmos aos anjos e santos para contemplar o Deus uno e trino, amor, comunhão, plenitude de todo ser.

                O Evangelho deste dia mais uma vez tem como cenário o contexto da última ceia e do discurso de despedida que antecede a “hora” de Jesus. Depois de ensinar que “servir” é a identidade do discípulo (cf. Jo 13,1-17), que “amar” é o grande mandamento, (cf. Jo 15,9-17), que “testemunhar” é a missão do discípulo, Jesus garante que o Espírito Santo será o condutor permanente (cf. Jo 15,26-27) que, no meio dos conflitos e perseguições (cf Jo 16,8-11), vai ajudar os discípulos a prosseguir com confiança, dando-lhes segurança e sabedoria.

Assim sendo, o tema central deste texto tem a ver com a ajuda do Espírito aos discípulos em caminhada pelo mundo. Jesus começa dizendo que “há muitas outras coisas que eles não podem compreender de momento” (v.12). O “Espírito da verdade” guiará os discípulos para a verdade, para a compreensão de tudo o que Jesus disse e tudo o que “está por vir”.

Como será possível aos discípulos continuar a captar a Palavra de Jesus e a guiar a vida por ela? Jesus afirma que o “Espírito da verdade” fará com que sua proposta continue a ser viva e eficaz,  ao longo de todos os dias da vida de cada fiel e no coração de cada discipulo. O Espírito não apresentará uma nova doutrina, mas fará com que a Palavra de Jesus seja a fonte inspiradora da vida das pessoas e da comunidade. Será também o Espírito que iluminará os discípulos na atualização da Palavra de Jesus em cada nova circunstância ao longo da Historia. A força e o dinamismo do Espírito não permitirão que a Palavra de Jesus seja manipulada em doutrinas fixas, moralizantes e escravizantes.

Jesus ainda esclarece como isto se dará: “receberá do que é meu e vo-lo anunciará”  (v 14). Torna evidente a relação íntima entre Jesus e o Espírito Santo, e revela a função do Espírito: realizar a comunhão entre Jesus e os discípulos ao longo de toda a história.

A festa da Santíssima Trindade recebe luz especial na última expressão deste texto Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse que Ele receberá do que é meu e vo-lo anunciará”(v. 15). Esta expressão mostra a comunhão existente entre o Pai, o Filho e o Espírito. Há uma profunda unidade entre o plano salvador do Pai, revelado nas palavras de Jesus e confirmado pelo Espírito Santo.

A Festa da Trindade é um convite para o amor e para a superação de nossas compreensões apenas racionais. “Não podeis compreender as coisas agora”. A nossa compreensão racional não alcança a compreensão do amor, da ternura, do respeito, da compaixão e misericórdia. O bom Espírito de Deus nos envolve com outras compreensões da vida.  Ir. Zenilda Luzia Petry – FSJ