Páscoa de Irmã Maria Magdalena Welter – PNSPS

28/03/2021
BIOGRAFIA DE IRMÃ MARIA MAGDALENA WELTER

* 23.08.1927      + 28.03.2021

Ir. Magdalena

Neste dia 28 de março de 2021, quando iniciamos na Semana Santa, com o Domingo de Ramos, recordando e celebrando os passos do Senhor, seu caminho da cruz, sua paixão e morte para vislumbrar na Manhã da Páscoa a sua  Ressurreição, celebramos a travessia de nossa querida Irmã Maria Magdalena Welter. Ela, junto com o Senhor já participa da Páscoa definitiva.

Irmã Magdalena Welter nasceu no dia 23 de agosto de 1927.  Entre os 12 irmãos, ela é a primeira filha do casal, Sr. Nicolau Antonio Welter e Ana Eli. Natural de Angelina, terra abençoada, sob o olhar de Nossa Senhora.

Em 11 de fevereiro de 1948, como ela mesma escreveu, “conquistei a licença de ingressar na Vida Religiosa, como Aspirante. Sendo dia de Nossa Senhora de Lourdes, fomos primeiro à Gruta e lá pedi que Nossa Senhora me acompanhasse pela vida, nos momentos mais difíceis me cobrisse com seu manto de graças. Quando cheguei no convento, ainda junto com meu pai, a Madre Chantal me perguntou: O que quer ser, enfermeira ou professora? Eu respondi: o que mandarem eu fazer, farei. Mas o que quero mesmo é ser uma boa Religiosa”.

Ela recordou em sua biografia que o seu pai nunca quis que fosse religiosa, mesmo ele tendo uma  irmã Religiosa, a Irmã Reingardis Welter, também de nossa Congregação, da Província Cristo Redentor. Porém, nada a impediu de realizar o sonho e a vontade de Deus de ser Religiosa.

Sua entrega ao Senhor, pela Primeira Profissão Religiosa, foi no dia 26 de julho de 1952, e em 17 de julho de 1958 celebrou a oferta total de sua vida com os Votos Perpétuos.

Procurou fazer de sua vida e andanças por este mundo, como também ela expressou, servindo a todos, em especial os que mais necessitavam, tanto do alimento material como o alimento espiritual.

Quando celebrou seus 60 anos de Vida Religiosa, no ano de 2012,  contou também, Ir. Magdalena que na sua primeira transferência ela disse à então Madre Ancila: ‘não tenho competência para este trabalho’. Ela me respondeu: ‘obedeça, pois a obediência faz milagres”. E após longos anos de caminhada, Irmã Magdalena afirmou: Realmente, a obediência fez milagres em minha vida”.

Relatamos um pouco de sua missão, sua doação à Igreja e à Congregação nos diversos trabalhos realizados: Em 1952, ajudou a servir, cuidar dos irmãos hansenianos, dedicando-se na cozinha na Colônia Santa Tereza; logo em seguida precisou ajudar na cozinha em Angelina, isso no mesmo ano até dezembro de 1953. Nos anos de 1954 a 1990 exerceu com carinho e amor os trabalhos na Cozinha passando pelas seguintes Fraternidades: Angelina, em Blumenau no Hospital e no Colégio, na Fraternidade Menino Jesus/Florianópolis e também Ibirama. De 1960 até 1962, assumiu a cozinha no nosso Hospital Bom Jesus, Ituporanga. Retornou para Blumenau em 1962, onde coordenou o setor de nutrição do Hospital ali permaneceu até janeiro de 1980. Voltando para Angelina, em 1980 até 1983, coordenou todos os trabalhos do setor de nutrição do convento.

Novos desafios chegaram em sua vida! Em 20 de outubro de 1983, foi convidada a ir pouco mais distante. Foi para Maranhão, onde, no início, assumiu como Superiora da Fraternidade local permanecendo até 1990. Ainda com sua presença e experiência de vida, e, principalmente com remédios caseiros e outros, atuou de 1988 até 1995 na Pastoral da Criança e da saúde em Santa Luzia – MA. E logo após, de 1995 a 2001, continuou neste trabalho e ajuda a tantas pessoas através da Pastoral da Saúde em Campo Grande.

Como verdadeira peregrina do Senhor, à Irmã Magdalena, Deus ainda reservou novos desafios. Contou com sua disposição de coração, como serva humilde e obediente à sua Palavra a chamou para uma nova missão, agora para além mar. Em 13 de dezembro de 2001, Irmã Magdalena foi enviada para a Missão em Angola lá permaneceu até o ano de 2005. Junto aos nossos irmãos angolanos, junto às nossas formandas e Irmãs, ela fez de sua vida um dom, um serviço ao Senhor de sua vida e Vocação.  

Retornando ao Brasil, em 17/04/2005, por problemas de saúde, após um tempo de tratamento em Barreiros foi transferida para Fraternidade Santo Anjo em Vargem do Cedro e logo mais tarde para São Joaquim. Com a saúde mais fragilizada e devido à sua idade, necessitou de cuidado permanente.  Ir. Magdalena Welter foi transferida para Ituporanga, na Ala São José, onde recebeu todo o carinho e cuidado até o último instante de sua vida.

Como ela mesma afirmou, “recebi a graça de fazer a peregrinação à Terra Santa-Jerusalém em 1999. Foi uma rica e profunda experiência para sua vida”. Em 2008, participou do Período Sabático no Noviciado São José em Piraquara, ela assim partilhou: “foi um tempo profético para mim, tempo de muita oração e recolhimento, onde pude renovar o meu sim ao Chamado do Senhor, a minha entrega total a Ele, o Divino Esposo”.

Com grande gratidão a Deus, celebrou em 23 de junho de 2017, os seus 65 anos de Consagração como Franciscana de São José. Mesmo em seu quarto, devido seu tratamento de saúde, assim rezou: “E porque sou fraca, vos peço, Bom Jesus, a vós, que me concedestes a graça da Vocação, me alcanceis também a graça de vive-la até o fim, quando, convosco, espero chegar ao Jubileu sempiterno, para então, louvar e amar o meu Senhor e Deus por toda eternidade”.

Sim, neste dia, 28/03/2021, Irmã Magdalena no abraço da acolhida Misericordiosa do Pai, celebra o seu Jubileu eternamente no céu.

Gratidão a Deus pela vida, testemunho de vida, simplicidade, de obediência e doação a Deus, às Irmãs na Congregação e aos irmãos e irmãs em especial aos mais pobres, a quem serviu em espírito de misericórdia.

Descanse na Paz do Senhor, Irmã Magdalena Welter.

 Angelina, 28/03/2021