PÁSCOA DE IRMÃ EULÁLIA HOFFMANN

17/05/2021

Ir. EulaliaBiografia de Ir. Eulália Hoffmann   –   * 10.02.1929      + 15.05.2021

 Irmã Eulália, que no batismo recebeu o nome de Maria Hoffmann, nasceu no dia 10 de fevereiro de 1929, na cidade de Ituporanga /SC. Era a sétima dentre os doze filhos do casal José Hoffmann e Maria Vinter Hoffmann. A menina Maria cresceu numa ambiente religioso, onde se cultivava com piedade a fé cristã e a devoção a Nossa Senhora. Rezava diariamente o terço e ia a pé, com sua avó materna, todos os dias até a Igreja matriz para participar da Santa Missa. Desde cedo participava do Movimento das Filhas de Maria e desejava muito ser Irmã Franciscana de São José. Sua vocação à vida religiosa nasceu do testemunho das Irmãs que trabalhavam em Ituporanga.

Quando completou seus 18 anos sentiu-se pronta para ir para o convento. Seus pais apoiaram a sua decisão e sentiram-se muito felizes com a escolha feita pela filha. Como o seu pai já tinha uma tia religiosa nas Irmãs da Divina Providência, conduziu a filha para lá. Todavia, Deus tem seus planos, e além de chamar para o seu seguimento, Ele chama também para exercer um carisma específico. Foi assim que Irmã Eulália, não se sentindo realizada na Congregação onde ingressou, depois de quatro meses, retornou para a casa de seus pais, permanecendo por mais um ano. Depois disso, fez contato com as Irmãs Franciscanas de São José que trabalhavam no Hospital Bom Jesus de Ituporanga e, a partir de então não teve mais dúvida: prontamente dirigiu-se para Angelina, no dia 15 de março de 1949, para iniciar sua formação à vida religiosa. Ao chegar em Angelina logo se sentiu em casa e compreendeu que este seria o lugar favorável para o desabrochar de sua vocação.  No dia 26 de julho do mesmo ano ingressou no Postulantado. Um ano depois, aos 26 de julho de 1950 fez a sua vestição, ingressando no Noviciado canônico também em Angelina. No dia 02 de fevereiro de 1953, fez sua Primeira Profissão Religiosa e aos 02 de fevereiro de 1959 a Profissão Perpétua.

Até os seus 25 anos de vida religiosa consagrada, que celebrou no dia 02 de fevereiro de 1978, a Irmã Eulália trabalhou nas seguintes Fraternidades: Educandário Santa Catarina, em São José, Fraternidade Nossa Senhora Aparecida, na Colônia Santa Teresa, Fraternidade Maria Auxiliadora em Presidente Getúlio, Educandário de Castro no Paraná, Hospital Osvaldo Cruz, em Curitiba, Fraternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Angelina. Nestas localidades se dedicou com esmero e perfeição à costura, como exímia costureira que era. Além disso, se dedicava ao cuidado do pomar.

A partir do seu jubileu de 25 anos de vida religiosa, novos desafios surgiram para a Irmã Eulália. Ela foi convidada a conhecer outras terras, neste nosso imenso Brasil. No dia 02 de agosto de 1978 partiu como missionária para a região nordeste, no Estado do Maranhão, para compor a Fraternidade de Santa Luzia do Tide, com a Irmã Edvina Hellmann e Irmã Blandina Petry que lá já estavam desde o ano anterior. Também ali, inicialmente se dedicou aos serviços domésticos da Fraternidade e curso de corte e costura para as moças e senhoras da paróquia. Logo começou a participar da evangelização, indo com os padres para as “desobrigas” nas capelas do interior. Iam a cavalo, tendo que atravessar até rio para chegar onde o povo se encontrava. Por onde passavam, eram acolhidas com muito carinho pelo povo. O padre fazia a celebração e atendia confissões. Irmã Eulália reunia os adultos e crianças debaixo de árvores e lhes explicava o sentido da Missa, ensaiava os cantos e ensinava diversas orações. Eram momentos ricos de partilha da fé com o povo sofrido. Permaneceu nesta missão durante dois anos, realizando visitas às comunidades do interior, ajudando na Catequese e cuidados da Igreja Matriz com a Sacristia e paramentos litúrgicos.

Nos anos de 1980 a 1992 Irmã Eulália se dedicou a vários trabalhos em Santa Catarina, trabalhando com os pobres, no Morro do Avaí, em São José; em Angelina, Ituporanga, Armazém e Itapema dedicou-se à costura, pomar e outros trabalhos internos da Fraternidade.  No mês de maio de 1992 foi convidada a retornar para Santa Luzia e Santa Inês, no Maranhão, realizando com muito zelo e dedicação os trabalhos que sempre fez na costura, cuidado da casa, lavanderia, buscando servir as Irmãs e a comunidade da melhor forma possível.

 Quando foi criada a Província Mãe da Misericórdia, em 1997, Irmã Eulália permaneceu lá, colocando-se à disposição da nova Superiora Provincial, trabalhando em várias fraternidades do Norte e Nordeste, sempre se dedicando à costura e aos trabalhos domésticos. Em 2001 Irmã Eulália passou a morar na Sede da Província Mãe da Misericórdia, em Ananindeua no Estado do Pará, servindo as Irmãs na lavanderia, costura, trabalhos manuais e ajudando no atendimento geral da casa.

No dia 09 de abril de 2018, já bastante fragilizada e necessitando de cuidados permanentes, com seus quase 90 anos, Irmã Eulália retornou à sua Província de origem, em Santa Catarina, passando a compor a Fraternidade do Provincialado, em Barreiros, onde, além do tratamento de saúde, se dedicava diariamente à confecção de trabalhos manuais em favor das missões e ao cultivo da vida de oração, silêncio e profunda comunhão com o seu Senhor e Esposo.

Irmã Eulália, durante os seus 68 anos de vida religiosa e 92 anos de existência, teve a graça de celebrar o Jubileu de 25, 40, 50, 60 e 65 Anos de vida consagrada a Deus e aos irmãos e irmãs. Foi uma religiosa exemplar, cumpridora de seus deveres, pessoa de Deus, que levava com seriedade, fidelidade e amor a sua vida de Irmã Franciscana de São José. Em sua autobiografia, deixou registrada a sua alegria por Deus tê-la chamado à vida religiosa na Congregação das Irmãs Franciscanas de São José. Se sentia muito feliz, realizada e agradecida. Dizia que Deus a conduzia tão maravilhosamente por caminhos que só Ele conhece, mas que dão segurança e levam aonde se deve chegar: ao abandono total nas mãos sábias e onipotentes do Pai do céu.

Na véspera da Ascensão do Senhor, Irmã Eulália se sentiu mal e, sem muita demora, partiu para a eternidade. Nesta solenidade, a Igreja nos convida a termos os olhos voltados para o céu, nossa Pátria definitiva. Na Ascensão, celebramos Jesus dando por completa sua missão. Ele veio do Pai, revelou-nos o rosto Misericordioso do Pai, ensinou-nos a amar o Pai e a fazer em tudo a Sua Vontade. Também a nossa Irmã Eulália, hoje, dá por encerrada a sua missão neste mundo. Lá do céu, olhe por nós, suas coirmãs, por seus familiares, amigos e por todos os pobres. Peça a Deus que continue chamando muitas jovens para o serviço da Misericórdia, em nossa Congregação.

Descanse na Glória e na Paz do seu Senhor Ressuscitado!