Falecimento de Irmã Teodósia Maria Eggert

25/06/2021

Ir. Teodósia

BIOGRAFIA DA IRMÃ TEODÓSIA MARIA EGGERT

                 *1º/05/1927       +24/06/2021

 

Irmã Teodósia Maria Eggert, nasceu em 1º de maio de 1927 em Luiz Alves- Santa Catarina, filha mais velha dos 12 filhos de Apolônia Wilberstedt e João Eggert.

Irmã Teodósia, entrou para a nossa Congregação em Angelina no dia 15 de abril de 1951, iniciando seu processo formativo no Aspirantado e no dia 12/09 do mesmo ano foi admitida no postulantado. No dia 26/07/1952, iniciou o noviciado e recebeu o nome de Irmã Maria Inviolata Eggert. Sua entrega ao Senhor pela Primeira Profissão Religiosa, foi no dia 26 de julho de 1954 e em 16 de julho de 1960 celebrou a oferta total de sua vida com os Votos Perpétuos, também em Angelina.

Até 1973, Irmã Teodósia permaneceu em Angelina onde por muitos anos trabalhou na sala de bordados e no cuidado da Capela e da casa do Capelão, frei Rafael, com quem teve uma amizade muito fraterna, mesmo depois que ele voltou para a Alemanha.

Irmã Teodósia fez uma bonita caminhada à serviço da Igreja e da Congregação, com alegria servia aos que mais necessitavam, tanto do alimento material como o alimento espiritual. No Estado de Santa Catarina morou e trabalhou em Indaial, Angelina, Witmarsum, Florianópolis e D. Joaquim-Brusque. No estado do Paraná, continuou sua missão em Castro, Verê, Coronel Vivida e Rondinha-Campo Largo, onde viveu na Fraternidade Santa Clara, no Convento São Boaventura e por duas vezes na Fraternidade Monte Alverne, onde viveu seus últimos anos, desde 2011.

De modo simples e alegre Irmã Teodósia, sempre testemunhou sua fidelidade ao Senhor ao qual consagrou sua vida se dedicando aos mais diversos trabalhos. Ao longo destes anos trabalhou nas Fraternidades como sacristã e cuidados da capela, na formação, na lavoura e horta; serviços gerais e por muitos anos dedicou-se a confecções de trabalhos manuais, principalmente de paramentos litúrgicos. Suas mãos e dedos guardavam os segredos das fadas, deixando em tudo o que fazia, um toque de beleza e harmonia. Tinha um grande cuidado com a capela, seus pertences e paramentos litúrgicos. Cuidava sempre para que tudo estivesse na mais perfeita ordem e bem-feito. Para decorar a capela confeccionava muito bem os arranjos. Com facilidade trazia para o vaso a singeleza da vida das flores e da natureza.

Irmã Teodósia, nos seus 67 anos de vida Consagrada teve a graça de celebrar os vários Jubileus de Consagração à Deus: em 1979 celebrou o jubileu de 25 anos, em 1994 de 40 anos, em 2004 de 50 anos, em 2014 de 60 anos e em 2019 de 65 anos de Vida Consagrada.

Exemplos deixados por Irmã Teodósia…

A gratidão pela vida e vocação a qual foi chamada; a fidelidade a vocação, a oração; o exercício de silenciar; alegria e vontade de viver; a seriedade e leveza na formação inicial e permanente; sua decisão de se colocar sempre de novo à serviço de Deus, servindo as irmãs e irmãos; o jeito delicado, nobre de não falar mal de nenhuma irmã; sua presença cortês e fraterna e ultimamente a docilidade em se deixar cuidar. Seu jeito simples, reverente e cheio de amor, que naturalmente transmitiu para as formandas nas aulas de bordados, de ornamentação, confecção de ekibana e nos exercícios de tai-chi-chuan.

Irmã Teodósia, viveu na certeza de que Deus ama com eterno amor, os que mais sofrem. Viveu na simplicidade das cantigas de rodas, que gostava também de cantá-las. Que seus exemplos permaneçam e frutifiquem em nós e entre nós.

Nos últimos tempos irmã Teodósia estava com a saúde bem fragilizada. Depois de ser acometida por um AVC isquêmico, ao retornar do Hospital, permaneceu na Fraternidade Monte Alverne, recebendo carinho e o cuidados das irmãs da Fraternidade.

No dia 10 de junho, foi para Ituporanga, onde ficou hospitalizada no Hospital Bom Jesus, tendo o acompanhamento e cuidado das Irmãs da Fraternidade Bom Jesus, (Irmãs: Edelir, Carmelita, Cleomar, Rita, Neusa, Luzia e demais Irmãs) que a acolheram com amor e atenção. Irmã Rainilda Ballmann, que já cuidava da Irmã Teodósia em Rondinha, a acompanhou e permaneceu ao seu lado até o dia…

No dia 24 de junho de 2021 às 23h, Irmã Teodósia, celebrou seu Jubileu Eterno, aos 94 anos de idade.

Louvor e gratidão ao Deus da vida e do amor, por ter chamado à existência a nossa Irmã Teodósia, que na força do Teu amor, praticou o bem servindo a Deus, as irmãs e irmãos com misericórdia.

Senhor, em Sua infinita Misericórdia, daí a nossa irmã Teodósia, o descanso eterno. Amém.