IRMÃ VERÔNICA ESSER, CELEBRA A SUA VIDA EM PLENITUDE

12/01/2023
12/01/2023 –
Irmã Verônica Esser no céu, junto de Deus, celebra a sua vida em plenitude.
Ir. Verônica, (Lídia Esser) de batismo. Nasceu no dia 05 de fevereiro e 1927 na localidade de Braço do Norte, SC. Seus pais, Daniel Teodoro Esser e Elizabeth Becker, eram de grande fervor religioso. Neste clima de religiosidade, a jovem Lídia, com seus 15 anos decidiu entrar na Congregação da IFSJ, em Angelina.
Ir. Verônica foi sempre muito prática, prestativa, fraterna, amável e ágil. Estudou e se formou no curso superior de História. Exerceu o magistério por muitos anos, com grande maestria. Inclusive lecionou para várias Irmãs, aqui no Colégio Nossa Senhora de Angelina, instruindo-as com dedicação e firmeza, demonstrando domínio dos conteúdos.
Irmã Verônica era extrovertida, alegre, animada, sempre de bem com a vida, com as Irmãs e os vizinhos. Recebia com muita cordialidade as pessoas que chegavam à Fraternidade. Tinha um espírito materno para com as Irmãs, especialmente as mais novas e as incentivava a se manterem firmes e fiéis a Nosso Senhor.

Em Corupá, SC foi diretora da Escola Básica São José. Ministrava catequese na própria escola e com isso formava as crianças na religião, criando os famosos teatros, que eram apresentados para a sociedade. Na escola, antes de iniciar as aulas, as crianças faziam filas e vinham todos para a Igreja, participavam da missa depois voltavam para as salas de aulas.

As famílias reconheciam com o orgulho e gratidão seu trabalho junto à comunidade e competiam para matricular seus filhos na Escola das Irmãs. Irmã Verônica tinha um olhar afetuoso voltado especialmente para as crianças e famílias pobres e mais necessitadas. Visitava os doentes, indo à pé ou à cavalo. Várias pessoas ainda se lembram com carinho e perguntam pela Irmã que andava a cavalo, visitando os doentes. Por onde passava, todos se admiravam, pois era novidade ver uma irmã professora, andar a cavalo, visitando os doentes.

Durante quase 15 anos foi Diretora da Colégio Paroquial São José, em São Joaquim, SC. Um lugar que muito amou, fez bastante amizades, formou vários alunos, sendo hoje ótimos professores. Vários destes, com muito orgulho carregam consigo esta semente plantada por Irmã Verônica no coração deles. Tanto é verdade que, no ano de 2018 um grupo de professores de São Joaquim esteve visitando-a em Corupá, demonstrando gratidão pelo aprendizado e a amizade que nunca irão esquecer. Irmã Verônica tinha um coração de ouro, muito caridosa, procurava ajudar a todas as pessoas e principalmente os pobrezinhos como ela dizia. Ajudava com alimentos e roupas sempre que podia, mas principalmente procurava encontrar emprego para os pais de família. Atuou na Alemanha e na Itália onde viveu belas experiências de vida com a comunidade, principalmente em Tavernacce, na Itália junto aos jovens e também na catequese. Trazia consigo bonitas recordações do tempo que lá viveu, pouco mais de três anos.

Muito obrigada, Irmã Verônica pelo seu testemunho de vida totalmente doada ao serviço da educação, da catequese e evangelização, dos serviços domésticos e vida de oração fecunda. Foi muito bom tê-la como nossa Irmã. Lá do céu, olhe por nós, suas coirmãs, especialmente pelas Irmãs que nos últimos anos se dedicaram aos seus cuidados, aos seus familiares e amigos. Peça a Deus que continue chamando muitas jovens para o serviço da Misericórdia, em nossa Congregação.
Como diz Madre Alphonsa, Irmã Verônica, um pouco separada de nós, por parecer ter morrido, permanece viva como Flor de Virtude, em nossos corações!
Ir. Veronica 5 Ir. Veronica Ir. Veronica 1